terça-feira, junho 17, 2025

Claro inaugura 109ª usina, sendo a 7ª no Rio Grande do Sul, em seu programa de geração de energia renovável

Compartilhar

A Claro comemora o mês do Meio Ambiente alcançando a marca de 109 usinas no Energia da Claro. Considerado um dos maiores programas de geração distribuída de energia entre as empresas privadas do País, o projeto Claro se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto, desde o seu início em 2017. No Rio Grande do Sul, a Claro acaba de inaugurar a sua 7ª usina solar, que se soma à infraestrutura já existente, e passa a oferecer para mais de 80% dos seus clientes gaúchos uma conexão de sinal de celular mais sustentável.

No Rio Grande do Sul, a Claro conta com usinas solares conectadas em Uruguaiana, Guaíba, Alegrete, São Sepé, Santa Vitória do Palmar e Itaqui. Mais da metade das estruturas construídas são realizadas com parcerias sediadas no próprio Rio Grande do Sul. Para demonstrar o alcance do programa Energia da Claro, vale ressaltar que de Norte a Sul do País, a distância entre as duas usinas mais extremas do programa é de 4.400 km (Iranduba, no Amazonas, até Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul).

“No Mês do Meio Ambiente, a Claro lança mais uma usina e reafirma que a sustentabilidade é parte fundamental da estratégia da empresa. A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas. O compromisso foi reforçado com a adesão da empresa à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em 2021. Estamos empenhados em nos tornarmos praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa e, assim, colaborar com a preservação dos recursos naturais e reforçando um olhar sustentável para os negócios”, afirma Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.

Até 2024, por meio das iniciativas diretas da Claro, mais de 450 mil toneladas de carbono foram evitadas pela operadora, sem a necessidade de compensação por créditos de carbono. Com essa conquista, a Claro vem ultrapassando as expectativas das metas ambientais estipuladas na Agenda 2030 (Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global da ONU, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para alcançar um mundo melhor até 2030).

“A inauguração da Usina de Guaíba é um movimento emblemático para a Claro depois de tudo que essa região passou. Com essa ação, a operadora reforça o seu compromisso com o meio ambiente e segue investindo constantemente no Rio Grande do Sul. A Claro está atenta ao mercado gaúcho e segue trabalhando focada nas pessoas, para oferecer sempre a melhor experiência em serviços e produtos de telecomunicações atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dentro e fora de casa com o uso de energia renovável sem emissões de carbono”, comenta Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul.

Leia Mais

Outras Notícias