sábado, junho 14, 2025

Avanços em ESG e expansão global são destaques do Relatório de Sustentabilidade 2024 da Círculo 

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Avanços significativos nas frentes ambiental, social e de governança (ESG) e uma notável expansão global são os principais destaques da Círculo em 2024.  Maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e uma das grandes indústrias têxteis do Brasil, a empresa, com 87 anos de história, reforça seu foco em inovação, qualidade e respeito às pessoas e ao planeta. Todos esses detalhes estão no Relatório de Sustentabilidade 2024, lançado recentemente pela organização. 

O documento deixa claro o esforço contínuo da Círculo em ter práticas sustentáveis em todo o seu processo, como ressalta o CEO da empresa, Osni Oliveira Junior. “Chegamos a 2025 prontos para novos desafios, com a certeza de que crescer de forma sustentável é a única maneira de construir um futuro melhor para as comunidades e o planeta. Esse desejo de crescimento não é apenas pela expansão dos negócios, mas também pelo desenvolvimento das nossas pessoas, fortalecendo a rede de artesãos apaixonados pelo artesanato, que se espalha pelo Brasil e pelo mundo”.  

O compromisso ambiental na prática 

Em 2024, a Círculo disponibilizou no mercado, por meio das embalagens de seus produtos, 315,9 toneladas de materiais que vão para o lixo depois do uso do cliente, mas em parceria com a eureciclo, empresa especialista em sustentabilidade, compensou no mínimo 30% desse resíduo gerado. Esse comprometimento com o que acontece fora dos muros da companhia, também está presente internamente: os resíduos do processo produtivo e têxtil ganharam destino adequado, sendo direcionados para outras recicladoras o montante de 446,2 toneladas de sobras têxteis, 132,9 toneladas de papel ou papelão e 73,9 toneladas de metal.  

Importantes exemplos da preocupação da indústria têxtil com a água são aplicados na empresa, que utiliza o recurso em diferentes etapas do processo produtivo, como captação, mercerização e tingimento. Na mercerização, a reutilização da própria água do processo evitou a captação de 1.900 metros cúbicos. No tingimento, projetos de redução de consumo possibilitaram uma economia de 670 metros cúbicos. Outro aliado na diminuição da captação de água natural é o processo Dye Clean, que em 2024, permitiu tingir 170 toneladas de fios, gerando 60% de economia de água na etapa do tingimento.

Também houve uma melhora significativa do tratamento de efluentes que impactou na redução do volume de lodo que, antes, era remetido para o aterro. Em 2023, foram 1.434 toneladas e, em 2024, esse volume reduziu para 1.313 toneladas. “Parece um número pequeno, no entanto, reflete o que nos move, que é a vontade de respeitar e proteger o que está ao nosso redor, o meio ambiente, a comunidade, nossos times. Esse é o nosso princípio: aprender e evoluir respeitando o tempo e o cuidado que o trabalho manual ensina, com constância e dedicação”, salienta Junior. 

Quando o assunto é matéria-prima, a Círculo continua comprando praticamente 100% do algodão virgem com o selo  ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que segue os padrões da Better Cotton Initiative. A companhia mantém ainda o selo internacional OEKO-TEX, que garante que os produtos de algodão são seguros e livres de químicas nocivas, um diferencial no setor artesanal. No último ano, o uso de material de resíduo de algodão para a linha de barbantes foi representado por 39,5% dos fios de base de algodão.

Além dessas iniciativas tão importantes, a empresa também continua com o selo prata do GHG Protocol pelo controle de emissões de gases de efeito estufa, com investimentos em diversas áreas para redução de consumo de energia de diferentes fontes com destaque para melhorias realizadas na caldeira.

Impacto social 

Com um time de cerca de 1,3 mil pessoas, foram investidos mais de R$ 200 mil no desenvolvimento delas em 2024. Hoje, 33,3% do total de colaboradores em cargos de liderança são mulheres. A Círculo também foi reconhecida pelo bom atendimento com o Prêmio Reclame Aqui, na categoria Fabricantes: Artesanato. 

Já na comunidade, mais de R$ 1,3 milhão foram aplicados em projetos, seja por leis de incentivo ou doações. Ações como a Colcha Solidária (com a fabricação de 18 mantas), a Tampinha Amiga (arrecadação de 89 quilos para ajudar abrigos de animais) e o Lacre Solidário, envolveram toda a equipe e ajudaram as instituições da região.

Um ponto alto foi o lançamento da plataforma on-line e gratuita “Ganhe Mais”, com cursos para profissionalizar quem faz artesanato. Junto com workshops e eventos, mais de 30 mil artesãos foram alcançados, mostrando o compromisso da Círculo com a educação e o universo do feito à mão.

O CEO lembra que essas iniciativas mantêm vivas as premissas da indústria têxtil, de levar a paixão pelo artesanato para todos os continentes. “Acreditamos no artesanato como uma força transformadora, capaz de gerar renda, estimular economias locais, impulsionar a moda sustentável, fortalecer a saúde e resgatar tradições culturais. Nosso compromisso vai além da produção de fios, trabalhamos para preservar e expandir essa poderosa rede de impacto positivo”.   

Governança e inovação

A Círculo fortaleceu a governança ESG aumentando o Comitê de Sustentabilidade com profissionais das áreas contábil e de pesquisa e desenvolvimento, criando regras mais firmes para a seleção de fornecedores, reforçando o programa de compliance com ajuda externa e com a atualização do Manual de Conduta. Na parte de inovação, foi criado um Comitê de Transformação Digital para usar melhor os dados e tecnologias novas, como a Inteligência Artificial Generativa, de forma responsável. Diversos processos foram digitalizados e uma economia de impressão de 230 mil folhas de papel no ano foi registrada. 

O ano também foi caracterizado pela expansão internacional, com novos mercados alcançados, como Itália, Japão e Guatemala uma presença marcante em países importantes como Portugal e Estados Unidos. Hoje, a Círculo já fornece produtos com marca própria (private label) para a Michaels, a gigante americana de lojas de artesanato, além de seguir líder em fios no Mercosul e referência na América Latina. 

Já no Brasil, foram comercializados 56,8 milhões de itens, um aumento de 14,4% no valor das vendas em relação ao ano anterior. A linha Amigurumi foi um dos grandes sucessos, com faturamento 13% maior. 

Essas e outras informações mais detalhadas podem ser conferidas no Relatório de Sustentabilidade 2024 da Círculo, que está disponível neste link. 

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