A Getronics, fornecedora global de serviços de tecnologia da informação, reafirma o seu compromisso estratégico com as práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) ao divulgar os resultados da edição 2024 do seu Relatório ESG. Sob a liderança do CEO Stuart Deignan, a visão “GetResponsible” da empresa impulsiona a integração da sustentabilidade em todas as facetas do negócio, com um impacto significativo nas suas operações globais, incluindo uma presença robusta e crescente no Brasil
“Nossa jornada de 138 anos sempre foi marcada pela transformação, e hoje, nosso compromisso com os princípios ESG é mais forte do que nunca. Vemos o ESG não como uma mera obrigação, mas como uma oportunidade para reimaginar o futuro, inspirar mudanças significativas e deixar um legado positivo e duradouro na sociedade e no planeta. A nossa visão ‘GetResponsible’ traduz-se em ação, inovação e na convicção inabalável de que, juntos, podemos fazer a diferença”.
Conquistas sociais
O pilar social da Getronics foi marcado pelo foco no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores. Globalmente, 75% dos funcionários afirmaram que recomendariam a Getronics como um ótimo lugar para trabalhar.
Com presença em 22 países, a empresa fechou o ano de 2024 com 4048 colaboradores. O Brasil destaca-se neste cenário, empregando 429 colaboradores, o que posiciona a operação brasileira como a segunda maior da empresa no mundo, atrás apenas da Espanha.
Esta equipe robusta no Brasil é fundamental para a oferta de suporte técnico 24/7 a clientes globais, evidenciando a capacidade de gestão de equipes e a manutenção de condições de trabalho adequadas em regimes de alta disponibilidade.
O investimento em talento é uma prioridade, com mais de 40 mil horas de formação administradas globalmente. Programas como o “GetJoin” (estágios) e o “GetLead” (desenvolvimento de liderança, com 32% de participação feminina) foram os destaques. Além disso, apenas em 2024, o programa de liderança para mulheres capacitou 538 participantes em toda a empresa.
“No centro do nosso negócio está um compromisso profundo com as pessoas, sejam elas nossos colaboradores, clientes ou as comunidades que atendemos. Por meio de práticas trabalhistas responsáveis, proteção robusta de dados e iniciativas contínuas de educação, promovemos uma cultura de confiança e empoderamento. Para além do ambiente de trabalho, investimos ativamente em programas sociais que criam oportunidades, reduzem desigualdades digitais e constroem uma sociedade mais inclusiva”, conta Stuart Deignan.
Avanços em governança e reconhecimento externo
A estrutura de governança da Getronics foi reconhecida externamente com a obtenção do selo “Committed” da EcoVadis. A empresa também realizou com sucesso a transição para a norma ISO 27001:2022 (Segurança da Informação), que agora cobre 76,50% das suas operações.
Um diferencial importante é a capacidade da Getronics de transformar sua expertise tecnológica em propostas de valor ESG para seus clientes. Soluções como “Smart Spaces” e a ferramenta “Digital Insights” permitem que os clientes monitorem e otimizem seu próprio consumo de energia e pegada de carbono de TI. As políticas de governança e ética da Getronics são aplicadas globalmente, abrangendo as operações no Brasil.
“A verdadeira liderança vai além da inovação. Trata-se de integridade, transparência e uma busca incansável pela excelência. Nos responsabilizamos pelos mais altos padrões, refinando continuamente nossas estruturas de governança para promover decisões éticas e de impacto duradouro. À medida que moldamos o futuro digital, permanecemos firmes em nossa responsabilidade de criar um mundo onde a tecnologia serve à humanidade – e não o contrário”, pontua o CEO.
Destaques ambientais
A Getronics demonstrou um grande progresso ambiental em 2024. Globalmente, a empresa alcançou uma redução de 13,87% na intensidade de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação a 2023.
Este avanço foi complementado pela renovação de certificações ambientais importantes, como a ISO 50001 (Gestão de Energia) e por uma gestão eficiente de recursos, que incluiu a redução de 4,67% no espaço total de escritórios ocupados e a transição para uma frota de veículos mais sustentável.
No Brasil, o relatório destaca que o país registrou um baixo stress hídrico, um fator ambiental relevante, que informa as práticas de gestão de recursos nas operações locais da companhia.
“A tecnologia tem o potencial de resolver alguns dos maiores desafios ambientais do mundo. Desde a otimização da eficiência energética em nossos escritórios e data centers até a reavaliação das viagens corporativas e parcerias com fornecedores sustentáveis, estamos comprometidos em promover um progresso ambiental significativo”, comenta o executivo.
Compromissos futuros (para 2025 e além)
Olhando para o futuro, a Getronics planeja expandir sua avaliação ESG para os seus 200 principais fornecedores e atualizar sua metodologia de classificação de cargos para promover maior equidade salarial. A empresa também continuará seus esforços para reduzir o espaço físico não utilizado e promover a transição para edifícios e frotas de veículos mais sustentáveis.
“Os nossos compromissos futuros, como a adaptação a novos e exigentes padrões de relatório de sustentabilidade e o aprofundamento da sustentabilidade em nossa cadeia de valor, terão um impacto positivo e transformador em todas as nossas operações globais. Estamos empenhados em continuar esta jornada, fortalecendo a nossa resiliência e o nosso papel como agentes de mudança positiva no setor de tecnologia e nas comunidades onde atuamos”, finaliza Stuart Deignan.
Para ler o relatório completo, acesse aqui.