A Ferrero – empresa multinacional italiana dona de marcas icônicas como Kinder, Nutella, Ferrero Rocher e Tic Tac – reforça seu compromisso sustentável no Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde a sua fundação, a companhia busca
proporcionar experiências deliciosas aos consumidores, respeitando e protegendo o planeta. Com uma atuação que abrange diversos países e comunidades, a empresa tem a meta de causar impacto positivo em toda a sua cadeia de valor.
O mais recente relatório do grupo destaca a conquista 100% de certificação no fornecimento do cacau utilizado em seus produtos. Isso se deve ao uso de tecnologias avançadas, como mapeamento por satélite, que promove mais transparência e responsabilidade no campo. Além disso, alianças com entidades como a Save the Children e a Earthworm Foundation têm sido fundamentais para enfrentar desafios sociais complexos, como o combate ao trabalho infantil e a promoção de práticas de trabalho responsáveis. “A sustentabilidade está no coração de quem somos e do que fazemos. Reconhecemos o papel fundamental na proteção do meio ambiente, mantendo a sustentabilidade como elemento central em todas as nossas estratégias”, afirma Fernando Careli, Diretor de Assuntos Corporativos da Ferrero para América do Sul.
Compromisso sustentável no Brasil
Em território nacional, o compromisso da Ferrero com a sustentabilidade se traduz em ações concretas na unidade fabril de Poços de Caldas (MG), que está passando por um extenso projeto de descarbonização com previsão de conclusão até 2030. A iniciativa contempla diversas etapas, da eletrificação da planta industrial à instalação de uma linha dedicada de transmissão de energia elétrica de alta tensão — atualmente no radar da companhia para os próximos anos —, com o objetivo de garantir que toda a operação possa migrar gradualmente do uso de gás natural para fontes elétricas e mais limpas.
O projeto inclui a instalação de uma usina fotovoltaica, já em funcionamento, bem como a implantação de subestações de média e alta tensão. Também está em andamento a instalação de caldeiras elétricas, com previsão de finalização em junho de 2025. Além disso, estão previstas para até 2030, a substituição da última caldeira a gás remanescente por uma alternativa elétrica e a troca dos aquecedores a gás por bombas elétricas. Todas essas ações estão sendo realizadas de forma faseada, para assegurar uma transição segura e eficiente. O movimento representa um marco relevante na estratégia global da companhia para reduzir suas emissões diretas e fortalecer a eficiência energética de suas operações.
Já em termos de gestão de recursos naturais, a Ferrero também diminuiu o uso de água em suas fábricas, por meio de iniciativas de redução e reutilização. Entre 2022 e 2024, houve uma diminuição de 10,4% no consumo de água, reforçando o progresso contínuo da empresa nesse aspecto. “Tanto a redução do uso de água como o processo de descarbonização são frutos de esforços integrados que envolvem desde o redesenho de processos industriais até ações de conscientização interna sobre uso responsável de recursos naturais”, pontua Careli.
Guiada por seus quatro pilares estratégicos de sustentabilidade — proteção ambiental, aquisição responsável, promoção do consumo consciente e capacitação de pessoas —, a empresa segue inovando e formando parcerias estratégicas que fortalecem suas práticas sustentáveis.
Revolução verde nas embalagens de Nutella e Ferrero Rocher
No compromisso contínuo com a redução do impacto ambiental, a Ferrero destaca inovações nas suas embalagens. As novas embalagens de Nutella® 140g agora utilizam 25% menos plástico, mantendo a mesma quantidade de produto e qualidade que os consumidores amam.
Já Ferrero Rocher, por sua vez, está adotando polipropileno em suas caixas de bombons, o que diminui em 40% o uso de plástico e reduz significativamente as emissões de carbono.