segunda-feira, junho 30, 2025

Dia Mundial do Meio Ambiente: especialistas apontam integração entre sustentabilidade e tecnologia será exigência nos negócios

Compartilhar

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, reforça como as práticas sustentáveis vêm ganhando protagonismo nas decisões estratégicas das empresas. De acordo com o estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, 41% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial generativa para impulsionar práticas de TI sustentável. O levantamento aponta ainda que 73% das organizações observaram impactos positivos ou significativos na eficiência operacional, com redução de até 30,5% no consumo de energia e economia de 22% nos custos relacionados.

Esse movimento mostra como o tema deixou de ser apenas reputacional e passou a influenciar diretamente os modelos de gestão. Nesse contexto, a tecnologia – especialmente a inteligência artificial – tem desempenhado papel estratégico ao impulsionar inovações que reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência das cadeias produtivas, no consumo de recursos e processos corporativos. Para se ter uma ideia, no Brasil, 59% dos CEOs já têm parte de sua remuneração variável atrelada a métricas de sustentabilidade, segundo a 28ª edição da Global CEO Survey da PwC.

Com foco neste cenário, especialistas ressaltam como a transformação sustentável nos negócios exige um olhar atento para a integração da tecnologia com práticas responsáveis:

Eduardo Abichequer, cofundador e CEO da Yuool, referência em calçados tecnológicos e sustentáveis, ressalta que “a sustentabilidade não vai ser um diferencial competitivo, vai ser uma obrigação para qualquer empresa que queira se manter relevante. O consumidor está mais consciente, e as marcas precisam refletir isso em toda a sua cadeia – do produto ao modelo de negócio”, afirma.

. Nesse contexto, a IA desponta como uma das principais aliadas para transformar compromissos ambientais e sociais em resultados concretos.

Para Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, empresa referência em soluções digitais e inteligência artificial para grandes players do mercado, “mais do que uma ferramenta de eficiência, a IA torna as práticas ESG mais rastreáveis, inteligentes e acionáveis. Ao utilizar dados em tempo real, conseguimos antecipar riscos, identificar oportunidades e agir com mais agilidade.”

Já Francesco Simeone, Chief Growth Officer Global e Managing Director Brasil da Logan – empresa de mídia, marketing e desenvolvimento de soluções para mobile -, destaca que a publicidade digital tem se consolidado como uma aliada estratégica na integração entre sustentabilidade e performance. “O marketing ganha força quando aliado a tecnologias e produtos que possibilitam mensurar, compensar e reduzir o impacto ambiental das campanhas em tempo real. Essa integração entre dados, inovação e compromisso socioambiental permite que as marcas construam uma relação de transparência com seus clientes, alinhando performance e propósito de forma concreta”, afirma.

Esse alinhamento com práticas sustentáveis também reflete uma demanda cada vez mais clara do consumidor. De acordo com dados divulgados pela consultoria ESG Insights em 2024, cerca de 95% dos consumidores brasileiros afirmam preferir marcas que investem em sustentabilidade. Nesse cenário, soluções tecnológicas que possibilitam acompanhar e comunicar o impacto ambiental das campanhas ganham papel essencial na construção de confiança e valor de marca.

Leia Mais

Outras Notícias