sábado, junho 14, 2025

CNA+ realiza compensação ambiental de 536 mil toneladas de resíduos

Compartilhar

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, convida à reflexão sobre o uso responsável dos recursos naturais e a reutilização de matérias-primas. Com foco em iniciativas que promovem o equilíbrio ambiental, o grupo educacional CNA+, detentor das marcas CNA Idiomas e Ctrl+Play, desenvolve diversas frentes voltadas à conscientização socioambiental.

Em parceria com a eureciclo, empresa que atua como certificadora de logística reversa de embalagens, o CNA+ já compensou mais de 536 mil toneladas de papéis, plásticos e metais destinados à reciclagem, incentivando a coleta, a triagem e a destinação de volumes proporcionais aos materiais das embalagens de seus produtos.

A iniciativa beneficiou 86 cooperativas e operadoras envolvidas com o reaproveitamento, e os repasses alcançaram operadores de 22 estados brasileiros. O valor gerado com o reaproveitamento dos materiais providos pelo CNA+ foi destinado às organizações de catadores ligadas à eureciclo, que participam de todas as etapas do processo de reciclagem.

Outra frente sustentável do grupo educacional é a parceria com a NewSun, empresa de soluções de energia solar que promove o acesso à energia limpa e à compensação energética. Nessa colaboração, as escolas da rede “adquirem” créditos de energia renovável, com base em uma estimativa de consumo da unidade, e os créditos energéticos são injetados na rede de distribuição, equilibrando o consumo mensal. A medida permite uma economia gradual de até 15% na conta de luz, possibilita reajustes mais moderados no custo e evita grandes oscilações decorrentes da troca de bandeira tarifária.

“Acreditamos que cada colaboração que firmamos é um passo a mais em direção à responsabilidade ambiental e ao compromisso consciente com a sociedade. As parcerias são fundamentais para ampliar nosso impacto ambiental positivo e contribuir com um mundo melhor”, comenta Eloísa Crivellaro, diretora de Jurídico, Compliance & Governança do CNA+.

Segundo dados do estudo “Panorama da Sustentabilidade no Brasil”, realizado pela consultoria alemã Roland Berger, 84% dos líderes consideram a sustentabilidade um tema central para a estratégia do negócio. A pesquisa ainda mostra que as empresas brasileiras têm priorizado ações com foco na gestão de resíduos, energias renováveis e compensação da pegada de carbono.

CNA+ recebe selo Planton de Carbono Neutro

A participação do CNA+ no evento Bett Brasil 2025 e a Hamburgada Solidária, promovida pela marca para arrecadação de donativos ao Instituto CNA, receberam o selo Planton de Carbono Neutro da climatech Planton, que atua com a gestão de emissões de carbono. Com ações sustentáveis do CNA+, foi possível compensar cerca de duas toneladas de emissões de gases de efeito estufa (CO₂e).

Cada tonelada de CO₂e emitida requer um crédito de carbono para compensação. Para esse projeto, o grupo educacional investiu em uma iniciativa de energia eólica no Piauí, que utiliza 49 turbinas para gerar energia limpa e renovável. Essa ação contribui diretamente para a captura ou redução da mesma quantidade de CO₂ gerada nos eventos.

Ações para engajar comunidade

Segundo o estudo Sustainability Sector Index (SSI), da Kantar, 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% estão mudando ativamente seu comportamento. Diante desse cenário, e para celebrar o Dia do Meio Ambiente, o Instituto CNA — projeto social focado na formação e desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos em situação de vulnerabilidade — promove atividades de conscientização, preservação e aprendizado sobre o meio ambiente.

As ações incluem passeios ao ar livre, observação da natureza, coleta seletiva, cultivo de plantas, desenhos e pinturas temáticas, modelagem com argila, reutilização de materiais, entre outros. A programação se estenderá também aos familiares das crianças, com palestras sobre educação ambiental, oficinas de reciclagem e compostagem, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização.

Leia Mais

Outras Notícias