sábado, junho 14, 2025

Omnigen Energy- Appian avança em geração de energia limpa com entrega de mais dois parques solares em Minas Gerais

Compartilhar

A Omnigen Energy, subsidiária da Appian Capital Advisory para o mercado global de energia, dá um importante passo na estratégia de negócios no Brasil com a implantação de dois novos parques solares em Minas Gerais. O projeto Igarapé 05, acaba de ser entregue e inicia sua geração de energia com 100% da capacidade. Já, a usina solar Andradas 03 recebe autorização para conexão de 40% de sua capacidade total à rede elétrica do município de Andradas, no Sul de Minas Gerais. Juntos, eles têm inicial de 718 MWh, energia suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 4.700 residências ou aproximadamente 13 mil habitantes. Os novos projetos fotovoltaicos implantados pelo fundo britânico, contribuem para o avanço de uma matriz energética limpa no estado.

“Trata-se de mais um importante passo dado para a implantação definitiva dos parques solares da Omnigen Energy, que demonstram nosso compromisso com a diversificação energética em oferecer soluções renováveis para um planeta mais saudável. Estamos orgulhosos do trabalho que temos feito e temos certeza de que nossos empreendimentos de energia renovável representam um passo importante para democratizar o acesso à energia limpa”, comemora Milson Mundim, Country Manager da Appian Capital Brazil.

A partir da conclusão destes novos projetos fotovoltaicos, com capacidade total de geração projetada de 8,62 GWh de energia por ano – 2,33 GWh no município de Andradas, e 6,29 GWh em Igarapé –, a Omnigen Energy / Appian ingressa oficialmente no mercado de Geração Distribuída (GD), que obtém investimento total de R$ 387 milhões e totaliza 20 usinas com capacidade total de 62,4 MWp. Até o final deste semestre, a Appian prevê a inauguração de mais 2 parques solares e os outros 16 até o término de 2025.

Dos 20 parques, 14 usinas já possuem contratos para comercialização da energia firmados com a CMU Energia e ECOM Energia Renováveis. Os acordos abrangerão a entrega de 114.880 MWh por ano, suficiente para atender à demanda energética de 62.900 residências. Neste primeiro momento, o objetivo da Omnigen é atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Este tipo de negócio possibilita que o consumidor tenha um desconto expressivo na fatura de energia, garantindo que a energia consumida seja compensada por uma fonte de geração limpa. Para o investidor, além de entregar uma energia limpa e contribuir para que a matriz energética seja cada vez mais sustentável, possui compensação do valor investido através dos pagamentos realizados com desconto pelos consumidores que aderirem ao projeto.

Com grande potencial de produção de energia solar, Minas Gerais é o maior mercado de geração distribuída do Brasil, com 2,5 GWp de capacidade energética já instalada. O ambiente estável de preços de energia e a realização de projetos de baixo risco, além dos incentivos fiscais para a geração solar no estado, são alguns dos principais benefícios da região.

Leia Mais

Outras Notícias