terça-feira, julho 1, 2025

Nova solução baseada em inteligência artificial amplia a triagem de sucata de alumínio forjado

Compartilhar

A TOMRA Recycling, referência em soluções de separação baseadas em sensores, ampliou seu portfólio de tecnologias avançadas para reciclagem de metais com uma solução baseada em inteligência artificial para upgrade de sucata de alumínio forjado. Combinando tecnologias, que estão disponíveis no Brasil, a empresa norueguesa agrega valor ao produto de processadores e recicladores.

A aplicação do GAINnext permite que processadores e recicladores de sucata de alumínio forjado melhorem em seus materiais, obtendo frações com pureza excepcional ao recuperar instantaneamente ligas de baixa resistência da fração forjada e reduzir elementos de liga, como o silício. O GAINnext™ complementa o X-TRACT™, tecnologia da TOMRA que realiza separações com base na densidade atômica.

“Inicialmente, o X-TRACT™ separa metais não ferrosos triturados (zorba) para gerar sucata de alumínio de alta pureza, depois, remove ligas de alumínio fundido de alta resistência e alumínio forjado de alta densidade para refinar ainda mais essa sucata. Esse processo gera uma fração de alta qualidade, contendo tanto alumínio forjado quanto pequenas quantidades de ligas fundidas de baixa resistência, algo que os métodos atuais de separação não conseguem separar completamente”, explica Daniel Ghiringhello, head of salles da TOMRA no Brasil.

Combinação de tecnologias

O GAINnext utiliza deep learning e redes neurais artificiais. Por meio de câmeras RGB, ele processa centenas de milhares de imagens por milissegundo, “identificando” e “classificando” precisamente materiais pela forma, tamanho e dimensão. “Esse sistema avançado, treinado ao longo de anos pelos especialistas da TOMRA, imita a visão humana, mas com velocidade superior, permitindo uma separação com alta vazão de até 2.000 ejeções por minuto”, conta o especialista.

Em sua primeira aplicação na indústria de metais, o GAINnext™ detecta e remove precisamente ligas fundidas de baixa resistência da fração forjada produzida pelo X-TRACT, entregando um produto forjado de pureza excepcional, que alcança preços mais altos no mercado.

Ainda é possível incrementar mais esse resultado, com o auxílio do AUTOSORT™ PULSE, que utiliza espectroscopia de plasma induzido por laser dinâmico (Dynamic LIBS) para realizar uma identificação precisa de diferentes tipos de liga. Lançado em 2023, o equipamento é outra inovação da empresa.

“A X-TRACT, GAINnext e AUTOSORT PULSE representam o ápice da inovação em separação, oferecendo os mais altos níveis de triagem de materiais disponíveis no mercado atualmente. Estamos entusiasmados com essas aplicações, pois podemos mostrar como o deep learning é um complemento poderoso ao mercado e que pode impulsionar o setor no Brasil”, conclui Ghiringhello.

Leia Mais

Outras Notícias