A RD Saúde, maior grupo de varejo farmacêutico do país com as lojas Raia e Drogasil, apresentou um bom desempenho em dois importantes rankings da pauta ESG e sustentabilidade, como resultado de uma série de iniciativas com reflexos em toda a operação.
No ranking do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), da bolsa de valores de São Paulo, a RD Saúde saltou da 19 ª para a 15ª posição (entre 82 empresas avaliadas) na carteira de 2025, mesmo diante da nova metodologia do ISE, mais exigente e detalhada.
No Carbon Disclosure Project (CDP) 2024, um dos principais parâmetros internacionais de transparência e gestão climática, a empresa manteve a nota A- e fazendo parte de um seleto grupo de empresas. A avaliação leva em conta estratégias de redução de emissões, riscos climáticos e integração da sustentabilidade à gestão corporativa.
Segundo a RD Saúde, o resultado reconhece o trabalho integrado de diversas áreas e a busca constante por soluções que equilibrem crescimento, impacto ambiental e valor para a sociedade. Entre as principais medidas estão a integração da sustentabilidade à estratégia de negócios, com metas claras, governança ativa e engajamento da liderança.
“A intencionalidade da RD Saúde de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, saudável e economicamente resiliente se traduz no alinhamento entre ambição e ação. Nossa evolução nestes índices atesta a maturidade de nossa gestão em ESG de forma geral e na pauta climática”, afirma Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RD Saúde.
Entre as iniciativas, está o uso de energia renovável em 100% da operação desde o final de 2024 –antecipando em seis anos a meta estabelecida pela empresa. Ou seja, as mais de 3.400 lojas Raia e Drogasil e os 14 centros de distribuição no país funcionam a partir de fonte solar, biogás e hídrica.