A Faber-Castell, referência global na produção de materiais de papelaria, anuncia uma nova parceria com a eureciclo, selo que certifica empresas que investem na cadeia de reciclagem. A colaboração visa fortalecer o compromisso da companhia com a sustentabilidade, focando na gestão e compensação de resíduos pós consumo para o cumprimento das metas da agenda ESG da marca, que tem no Brasil uma de suas maiores unidades de produção. A união de forças entre Faber-Castell e eureciclo garantirá que 100% da massa de materiais utilizados em suas embalagens comercializados pela marca em território brasileiro seja efetivamente reciclada, contribuindo para a geração de renda para cooperativas e profissionais de coleta seletiva. Esta ação apoia de maneira estruturada diversas cooperativas de reciclagem espalhadas pelos 26 estados brasileiros, que coletam e abastecem a indústria de reciclagem. Este processo é monitorado, rastreável e certificado até o final da cadeia da reciclagem pela eureciclo. Juntos, preveem a coleta e reciclagem de mais de 4 mil toneladas de materiais equivalentes por ano.
A nova parceria representa um passo importante na jornada de sustentabilidade da companhia, que busca constantemente soluções inovadoras para minimizar o impacto ambiental de suas operações e produtos – no último ano, a Faber-Castell Brasil atingiu a marca de mais de 95% de suas embalagens produzidas em papel cartão (com certificação FSC) e materiais de fontes renováveis ou embalagens com conteúdo reciclado, em substituição às resinas plásticas convencionais de origem fóssil (anteriormente utilizadas). Após um ciclo bem-sucedido de 12 anos trabalhando em conjunto com a TerraCycle, que encerra suas atividades no Brasil, a nova fase dá continuidade aos esforços já praticados e amplia a geração de valor na temática de gestão de resíduos pós consumo.
“Parcerias como esta são essenciais para impulsionarmos as taxas de reciclagem em nosso país, considerando a complexidade e os desafios operacionais de toda cadeia de reciclagem. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já estabelece uma meta para que todos os atores implementem programas de logística reversa de embalagens após o uso de seus produtos pelo consumidor final. A Faber-Castell, assim como outras organizações, decidiu realizar além do esperado pela lei ao apoiar um modelo operacional que ajuda a marca a garantir que 100% dos materiais utilizados em nossas embalagens sejam destinados para a cadeia de reciclagem”, afirma Livia Friseira, Gerente de Sustentabilidade da Faber-Castell Brasil.
Além desta iniciativa que visa reduzir o impacto ambiental de suas embalagens no final de sua vida útil, a companhia vem internalizando conceitos de ecodesign no desenvolvimento de seus produtos buscando mitigar os impactos no início de sua cadeia, trabalhando para reduzir o uso de componentes e peso de suas embalagens, garantindo também que sejam totalmente recicláveis e reutilizáveis.
O último relatório de sustentabilidade da Faber-Castell também registra avanços significativos nos principais indicadores ambientais globais, com redução de 28% em água residual, 25% em emissão de CO2, 7% no consumo de energia e 11% em embalagens plásticas.