Celebrado em 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca trazer debates sobre a importância de preservar a vida no planeta.
A data também é uma oportunidade para o setor industrial refletir sobre práticas sustentáveis, diante de um cenário preocupante: segundo relatório da própria ONU, cerca de 80% da água utilizada por fábricas e centros industriais no mundo é despejada no meio ambiente sem qualquer tratamento.
Esse descarte representa uma ameaça ao ecossistema aquático, afetando diretamente a vida de plantas e animais. Por isso, o uso responsável da água nas atividades industriais é um tema urgente, que demanda alternativas mais conscientes.
Descarte de água também é um desafio nas indústrias brasileiras
O problema da água residual lançada de forma inadequada no meio ambiente é global e também atinge o Brasil, embora em proporções um pouco menores.
Dados da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) indicam que 60% da água utilizada pela indústria brasileira é descartada sem passar por nenhum tipo de tratamento.
Quando essa água contaminada chega aos ambientes marinhos, desequilibra o ecossistema local, afetando diretamente plantas, animais e, indiretamente, a saúde humana.
Além disso, dependendo dos componentes utilizados, o problema se estende também à atmosfera, com a liberação de gases tóxicos. Ou seja, o descarte inadequado compromete o meio ambiente de várias maneiras.
Soluções sustentáveis são caminho para o futuro
Apesar dos desafios, já existem soluções eficazes para tratar e reutilizar a água utilizada pelas indústrias. Um exemplo é a Acqua Nobilis, empresa que atua com foco em tecnologias sustentáveis para o tratamento de efluentes industriais.
A companhia desenvolve sistemas voltados à purificação da água, tanto para reuso quanto para consumo, e também à lavagem de gases poluentes. Além disso, realiza a instalação com base em projetos em 2D e 3D, incluindo fluxogramas, layout das instalações, testes de tratabilidade, memoriais de cálculo e treinamentos técnicos e operacionais.
Assim como as ações externas são importantes para a preservação do meio ambiente, a empresa também promove a conscientização entre os colaboradores em datas como o Dia Internacional da Biodiversidade. Guilherme Marcuschi, Diretor Geral da Acqua Nobilis, detalhou as iniciativas realizadas no ano passado e comentou sobre o compromisso da companhia em contribuir para a preservação do planeta por meio de atividades internas.
“Uma das nossas primeiras ações ambientais internas foi a entrega de suculentas para os colaboradores como forma de incentivo ao cuidado com a natureza. A gente pratica o que oferece aos clientes, uso consciente dos recursos e soluções que ajudam de verdade a reduzir o impacto no meio ambiente.”
Com uma equipe multidisciplinar, a Acqua Nobilis se destaca por oferecer soluções ambientais eficientes, alinhando empresas às exigências regulatórias e às metas de sustentabilidade.
“O tratamento de efluentes faz diferença direta, evita que a água suja vá parar nos rios e no solo. Isso ajuda a diminuir a poluição e protege o meio ambiente”, concluiu o executivo.
Indústria tem papel decisivo na preservação do meio ambiente
A indústria é responsável por aproximadamente um terço do consumo mundial de água e energia, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dessa forma, também responde por boa parte da poluição global.
Ao mesmo tempo, as atividades industriais são fundamentais para o desenvolvimento econômico. No Brasil, por exemplo, a exportação de produtos industrializados movimentou US$ 181 bilhões em 2024./
Diante disso, é essencial que o progresso venha acompanhado de responsabilidade ambiental. Caso as práticas inadequadas de descarte continuem, os danos ao planeta podem ser irreversíveis
A preservação ambiental nas fábricas começa com decisões conscientes sobre processos, tecnologias e atitudes empresariais. Investir em tratamento adequado de resíduos, além de reforçar o compromisso com o meio ambiente, contribui para a eficiência produtiva
As escolhas feitas hoje, dentro e fora das fábricas, são determinantes para garantir um futuro mais equilibrado e sustentável para todos.