Pesquisa da Edenred, líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy, analisou percepções e comportamentos relacionados à mobilidade sustentável de cerca de 500 motoristas. Um dos principais achados foi que quase 90% acreditam saber o que fazer para reduzirem seus impactos ao meio ambiente.
Por outro lado, o relatório Net Zero Readiness Report, de 2023, da KPMG, revelou que o transporte foi o setor que mais aumentou as suas emissões absolutas entre 2005 e 2022, registrando alta de 53%. “Apesar da aparente contradição, percebemos que o reconhecimento da necessidade de mudanças efetivas entre o setor vem ganhando força”, afirma Ariane Buzanello Negrão, Diretora de Produtos da Edenred Mobilidade.
O levantamento da Edenred também questionou às pessoas participantes sobre quais são as práticas de sustentabilidade adotadas pelas empresas em que elas trabalham: as mais votadas foram “direção eficiente e segura (30%)”, “uso de etanol como combustível (24%)” e “compensação de emissões (16%). Mais de um quarto (26%) não soube responder à pergunta. O levantamento mostrou uma boa avaliação dessas iniciativas de sustentabilidade: o índice médio para a recomendação dessas ações foi de 87, posicionando-se na zona de excelência do Net Promoter Score (NPS), em uma escala de 0 a 100 pontos.
Desafios
Com mais de 94.616 veículos elétricos e híbridos vendidos nos primeiros sete meses de 2024, um aumento de 138% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil vive um momento de mudanças profundas na mobilidade. De acordo com a pesquisa, apenas 4% das pessoas afirmaram possuir atualmente um veículo híbrido ou elétrico. Contudo, o interesse por essas tecnologias é significativo: 54% disseram que planejam adquirir um modelo desses veículos nos próximos três anos. “As respostas foram de cunho pessoal e não necessariamente refletem planos das empresas para as quais as pessoas respondentes trabalham, mas apontam um caminho que promete a ampliação da mobilidade sustentável no Brasil, tendência que já vem acontecendo na Europa, continente que já tinha, em 2023, 15,6% de todos os novos automóveis particulares como modelos emissão zero, de acordo com relatório Transporte & Enviroment, da Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente”, comenta Ariane.
Com esse panorama, o Move for Good, iniciativa da Edenred para apoiar seus clientes na transição para uma mobilidade de baixo carbono, torna-se ainda mais importante. A iniciativa ajuda clientes a mensurarem e reduzirem suas emissões, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, impactando positivamente o setor.
A diretora destaca o papel estratégico da sustentabilidade nas operações das empresas: “com o Move for Good, oferecemos soluções que priorizam a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e incentivando práticas que garantem um futuro mais responsável para todos”, diz.
Diante do desafio cada vez maior das emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte, a Edenred tem o compromisso global de se tornar Carbono Net Zero até 2050. “Os dados observados em relação ao setor de transportes demonstram a importância desse compromisso, ao mesmo tempo em que evidenciam a busca das empresas por soluções sustentáveis e alinhadas a um futuro de baixo carbono”, completa Ariane.