quinta-feira, maio 22, 2025

Pesquisa da Edenred revela que quase 90% dos motoristas acreditam saber o que fazer para reduzir seus impactos ao meio ambiente

Compartilhar

Pesquisa da Edenred, líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy, analisou percepções e comportamentos relacionados à mobilidade sustentável de cerca de 500 motoristas. Um dos principais achados foi que quase 90% acreditam saber o que fazer para reduzirem seus impactos ao meio ambiente.

Por outro lado, o relatório Net Zero Readiness Report, de 2023, da KPMG, revelou que o transporte foi o setor que mais aumentou as suas emissões absolutas entre 2005 e 2022, registrando alta de 53%. “Apesar da aparente contradição, percebemos que o reconhecimento da necessidade de mudanças efetivas entre o setor vem ganhando força”, afirma Ariane  Buzanello Negrão, Diretora de Produtos da Edenred Mobilidade.

O levantamento da Edenred também questionou às pessoas participantes sobre quais são as práticas de sustentabilidade adotadas pelas empresas em que elas trabalham: as mais votadas foram “direção eficiente e segura (30%)”, “uso de etanol como combustível (24%)” e “compensação de emissões (16%). Mais de um quarto (26%) não soube responder à pergunta. O levantamento mostrou uma boa avaliação dessas iniciativas de sustentabilidade: o índice médio para a recomendação dessas ações foi de 87, posicionando-se na zona de excelência do Net Promoter Score (NPS), em uma escala de 0 a 100 pontos.

Desafios

Com mais de 94.616 veículos elétricos e híbridos vendidos nos primeiros sete meses de 2024, um aumento de 138% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil vive um momento de mudanças profundas na mobilidade. De acordo com a pesquisa, apenas 4% das pessoas afirmaram possuir atualmente um veículo híbrido ou elétrico. Contudo, o interesse por essas tecnologias é significativo: 54% disseram que planejam adquirir um modelo desses veículos nos próximos três anos. “As respostas foram de cunho pessoal e não necessariamente refletem planos das empresas para as quais as pessoas respondentes trabalham, mas apontam um caminho que promete a ampliação da mobilidade sustentável no Brasil, tendência que já vem acontecendo na Europa, continente que já tinha, em 2023, 15,6% de todos os novos automóveis particulares como modelos emissão zero, de acordo com relatório Transporte & Enviroment, da Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente”, comenta Ariane.

Com esse panorama, o Move for Good, iniciativa da Edenred para apoiar seus clientes na transição para uma mobilidade de baixo carbono, torna-se ainda mais importante. A iniciativa ajuda clientes a mensurarem e reduzirem suas emissões, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, impactando positivamente o setor.

A diretora destaca o papel estratégico da sustentabilidade nas operações das empresas: “com o Move for Good, oferecemos soluções que priorizam a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e incentivando práticas que garantem um futuro mais responsável para todos”, diz.

Diante do desafio cada vez maior das emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte, a Edenred tem o compromisso global de se tornar Carbono Net Zero até 2050. “Os dados observados em relação ao setor de transportes demonstram a importância desse compromisso, ao mesmo tempo em que evidenciam a busca das empresas por soluções sustentáveis e alinhadas a um futuro de baixo carbono”, completa Ariane.

Leia Mais

Outras Notícias