quinta-feira, maio 22, 2025

Serpro fortalece inclusão digital com doações de equipamentos a comunidades

Compartilhar

O Serpro possui um histórico consolidado de promoção da inclusão digital no Brasil, seja por meio da montagem de espaços próprios de acesso à tecnologia em suas unidades regionais, seja por meio da doação de equipamentos a comunidades e instituições sociais. Ao todo, desde 2003 a estatal já montou mais de 600 espaços de cidadania e inclusão digital em todo o paíNas entregas mais recentes, foram doados 138 equipamentos para 7 entidades no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, mais recentemente, no Pará e em Brasília.

Em Belém 10 computadores foram doados para a Associação Comunitária do Bairro do Guamá (ACG) para utilização no Espaço Digital Carapuru, projeto de formação socioeducacional da entidade. A ACG, representada no ato de entrega dos equipamentos pela coordenadora Elia Guido, agradeceu à Regional Belém do Serpro pela parceria e ressaltou a importância da doação. Segundo ela, os equipamentos serão essenciais para o desenvolvimento de atividades com foco educativo e cultural, ampliando as possibilidades de aprendizagem da comunidade por meio do acesso a recursos tecnológicos.

Já no Distrito Federal, o Instituto Geração Viva recebeu 8 computadores completos, que serão utilizados em ações de capacitação digital voltadas à população atendida pela entidade.

Entre as doações realizadas em 2024, destacam-se os 50 notebooks repassados ao governo do Rio Grande do Sul, em resposta à tragédia ambiental no estado, além de 25 desktops entregues ao Instituto Federal gaúcho. Ainda naquele ano, o Serpro destinou 20 computadores à Associação de Moradores do Complexo União, no Rio de Janeiro. Em 2025, além das iniciativas já mencionadas, foram doados 15 equipamentos ao Instituto Percepções, também no Rio, e 10 ao Instituto Grupo das Samaritanas, em Sabará (MG).

De acordo com Kleber Pereira dos Santos, assessor da Presidência do Serpro, está em andamento a implantação de um novo espaço de cooperação em parceria com o Instituto Eldorado, sediado em Salvador (BA). O local contará com 31 estações voltadas à formação em UX Design. Nessa parceria, o a estatal fornece a infraestrutura, enquanto o Instituto Eldorado será responsável por conteúdo, instrutores e monitores, viabilizados por meio de convênio remunerado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

“O presidente Alexandre Amorim é um entusiasta da política de aproximação entre Estado e sociedade, então é possível observar que essas ações refletem o compromisso do Serpro com o desenvolvimento social e o uso ético de tecnologia para beneficiar a população. Retomar e fortalecer essa frente é também reforçar a identidade pública da empresa e seu papel estratégico para o país”, aponta o assessor.

Sítios de informação, educação e tecnologia

Além das doações externas, o Serpro mantém espaços próprios de acesso gratuito à internet e tecnologia em suas regionais. São os chamados Espaços Sítio, que somam 107 estações de trabalho atualmente.

Esses ambientes são abertos ao público durante o horário de expediente da empresa e estão em funcionamento nas unidades regionais do Rio de Janeiro (35 estações), Recife (23), São Paulo (22), Curitiba (16), Belo Horizonte (15) e Fortaleza (11). A unidade de Salvador está sendo estruturada para integrar a rede nos próximos dias com 8 computadores.

Nesses espaços, informa Carlos Henrique Machado Pinto, gerente de Destreza Digital do Serpro, o cidadão pode, além do acesso livre à internet, usufruir de conteúdos da Escola Serpro Cidadão Digital, uma plataforma gratuita com cursos voltados à capacitação digital básica e à cidadania digital. O ambiente é aberto a qualquer interessado e está disponível no endereço cidadaodigital.serpro.gov.br.

“A doação de computadores para a criação de espaços públicos de inclusão digital é essencial para ampliar o acesso à tecnologia e à internet em comunidades carentes. Esses ambientes favorecem a educação, a capacitação profissional e a geração de oportunidades, além de fortalecer os vínculos comunitários e impulsionar o desenvolvimento local. Também contribuem para a sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de equipamentos eletrônicos. São iniciativas que têm papel importante no avanço socioeconômico das populações atendidas”, avalia o gerente.

Como solicitar equipamentos?

Qualquer entidade sem fins lucrativos pode se candidatar a receber equipamentos do Serpro. Basta preencher este formulário informando CNPJ, dados completos da instituição e do representante legal.

Também é necessário encaminhar fotos do espaço que receberá os equipamentos para o endereço lista-doacoes@serpro.gov.br, que deve contar com climatização, energia elétrica e conexão com a internet.

Os pedidos são analisados à medida que há disponibilidade de equipamentos. O Serpro confirma assim a viabilidade e a preparação dos equipamentos para iniciar os trâmites da doação.

As equipes responsáveis pela Doação de computadores estão sempre prontas a colaborar com a transparência do processo e para garantir que os equipamentos cheguem a quem mais precisa.

Leia Mais

Outras Notícias