Uma startup suíça instalou, em abril, a primeira usina solar removível sobre trilhos de trem em Buttes, vila no oeste da Suíça. Criada por Joseph Scuderi, a Sun-Ways aposta em painéis fotovoltaicos adaptáveis para gerar energia limpa sem comprometer a operação ferroviária.
Joseph Scuderi esperava um trem na estação ferroviária de Renens, perto de Lausanne. Era um dia de 2020 e, enquanto observava os trilhos, ele se perguntou: por que não instalar painéis solares entre os trilhos? Aquele espaço não utilizado poderia ser aproveitado, pensou, anotando a ideia em um caderno.
Cinco anos depois, Scuderi está novamente em pé ao lado de um trilho. Mas desta vez, ele observa uma longa fileira de painéis solares. Com sua startup Sun-WaysLink externo, ele cobriu cem metros de trilhos com células fotovoltaicas em Buttes, uma pequena vilarejo na região oeste da Suíça.
“Instalamos painéis solares como faríamos no telhado de uma casa”, afirma Scuderi durante a inauguração, em 24 de abril, da primeira usina solar removível em uma linha ferroviária. Apesar de um dia chuvoso não ser o ideal para inaugurar uma instalação solar, sua satisfação é grande. Chegar até este ponto, diz Scuderi, “foi um milagre”.
Não é a primeira vez que a energia solar é integrada à infraestrutura ferroviária. Projetos na Alemanha, Itália, França e Japão testam o uso de painéis solares entre os trilhos.
No entanto, a startup suíça é a primeira a conceber um sistema removível instalado em uma linha ferroviária aberta ao tráfego. Com sua tecnologia inovadora, a Sun-Ways pretende “reinventar a produção de energia fotovoltaica”.
Painéis solares removíveis
A instalação de Buttes é composta por 48 painéis solares posicionados sobre as travessas ferroviárias. A linha é gerida pela TransN, a empresa de transporte público do cantão (estado) de Neuchâtel.
A instalação dos painéis solares entre os trilhos é feita manualmente ou de forma mecânica, graças a um uma locomotiva especial da empresa suíça Scheuchzer, especializada na manutenção dos trilhos. Ela é capaz de colocar e remover quase mil metros quadrados de painéis solares em poucas horas.
Embora os painéis sejam projetados para permanecer no lugar enquanto os trens circulam, a possibilidade de removê-los facilmente é importante para permitir os trabalhos de manutenção ferroviária ou sua substituição. A limpeza dos painéis solares pode ser garantida graças a uma escova cilíndrica posicionada na extremidade do trem
A Sun-Ways trabalhou com dez empresas parceiras e a Agência Suíça para a Promoção da Inovação. O orçamento da fase inicial de experimentação em Buttes é de 585 mil francos. Com informações da swissinfo.ch.