O Itaú Viver Mais, associação sem fins lucrativos focada no público 50+, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, abre as inscrições para a 7ª edição do Edital Itaú Viver Mais até o dia 12 de junho. Projetos de todo o Brasil podem ser contemplados em um dos seis eixos do edital: Apoio à infraestrutura; Promoção e garantia de direitos; Fortalecimento e letramento sobre empreendedorismo e novas formas de geração de renda; Letramento financeiro; Letramento e inclusão digital; Cultura; e Esporte.
As propostas podem apresentar orçamentos de qualquer valor, sendo a quantia do apoio definida durante a avaliação dos projetos. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, de direito privado e devidamente regularizadas, com pelo menos dois anos de existência, conforme documentação comprobatória. Para auxiliar na elaboração de propostas direcionadas ao Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, os profissionais interessados podem realizar o curso ‘Projetos Sociais: Elaboração e Captação de Recursos’, de forma 100% online e gratuita.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa e fomentar políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população. Em 2024, 70 projetos foram apoiados, totalizando R$ 29,2 milhões em recursos incentivados.
“O processo de envelhecimento no Brasil é um tema inadiável, que demanda reflexão imediata a fim de assegurar uma transição digna para a longevidade. De acordo com o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), 38% da população brasileira terá 60 anos ou mais em 2070. Considerando essa mudança demográfica, juntamente com o avanço tecnológico e fatores sociais, políticos e econômicos, o Itaú Viver Mais visa promover os melhores caminhos para garantir a qualidade de vida, a participação no mercado de trabalho, a inclusão digital e a participação social dessa população”, explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.
A avaliação dos projetos será realizada de acordo com os critérios específicos listados no regulamento do edital. Os resultados serão divulgados em outubro, e a destinação dos recursos será repassada aos respectivos fundos da pessoa idosa até 31 de dezembro.
As inscrições para a 7ª edição do Edital Itaú Viver Mais são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do site oficial: Edital Itaú Viver Mais 2025.