terça-feira, maio 20, 2025

Hitachi Vantara divulga Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2024, demonstrando compromisso com ESG e inovação ambiental

Compartilhar

A Hitachi Vantara, subsidiária de armazenamento de dados, infraestrutura e gerenciamento de nuvem híbrida da Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), divulgou a segunda edição do seu Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2024.  

Com base no relatório inaugural, a edição de 2024 descreve o progresso da Hitachi Vantara em sustentabilidade, destacando avanços em infraestrutura com eficiência energética, reduções nas emissões de carbono e práticas comerciais responsáveis.  

No Brasil, um dos principais destaques foi a parceria firmada com a Reservas Votorantim, que, com o apoio do Legado das Águas, viabilizou a participação em um projeto voltado à regeneração de áreas de Mata Atlântica no Vale do Ribeira, em São Paulo. Por meio da iniciativa, focada em metas de redução de carbono e objetivos ESG, a Hitachi Vantara plantou mais de 1,6 mil mudas de espécies nativas no Parque Estadual do Jurupará.   

À medida que as empresas dependem cada vez mais de IA e cargas de trabalho com uso intensivo de dados, a demanda por energia continua a crescer, levando a custos mais altos e maior impacto ambiental. De acordo com um relatório de 2024 do Departamento americano de Energia, os data centers consumiram 4% da eletricidade dos EUA no ano passado e podem atingir até 12% até 2028. Lidar com esse desafio exige soluções que equilibrem desempenho e eficiência, e o novo relatório destaca como a Hitachi Vantara lida com essas pressões, fornecendo uma infraestrutura que não apenas reduz o impacto ambiental, mas também gera economias de custo mensuráveis.  

“Estamos orgulhosos do progresso que alcançamos, mas sabemos que a jornada não termina aí”, explica Sheila Rohra, CEO da Hitachi Vantara. “Nosso foco é destacar como a sustentabilidade, especialmente em data centers, pode ser um impulsionador fundamental da inovação e um diferencial comercial – desde a redução das emissões de carbono até o auxílio a empresas que buscam economia de energia, aumento da eficiência operacional e cumprimento de suas metas mais amplas de sustentabilidade.”  

Os principais destaques do relatório incluem:

  • Melhores classificações ENERGY STAR: As soluções de armazenamento da Hitachi Vantara receberam a certificação ENERGY STAR por seu desempenho e eficiência energética líderes do setor. A empresa ocupa as duas primeiras posições na classificação dos sistemas de armazenamento com maior eficiência energética na categoria ENERGY STAR NVSS Disk Online 4.
  • Centro de distribuição solar: O centro de distribuição solar da Hitachi Vantara, na Holanda, gera aproximadamente 30% do consumo de eletricidade a partir da produção solar local. O restante da eletricidade é proveniente de Certificados de Atributos Energéticos (EACs) verificados, garantindo que o centro opere inteiramente com energia renovável.
  • Materiais reciclados: Atualmente, 40% dos materiais na fabricação de seus produtos são provenientes de plásticos reciclados. Essas molduras resistentes a chamas atendem aos padrões de segurança e ajudam a limitar os impactos do fogo. A Hitachi Vantara planeja aumentar o conteúdo reciclado para 50% até o ano fiscal de 2030 por meio da expansão do uso de materiais em caixas de unidades, peças à base de biomassa e reciclagem contínua de recursos de TI.
  • Consumo e Gestão de Energia: No ano fiscal de 2024, a Hitachi Vantara consumiu 78.211 MWh de energia, sendo 90% proveniente da rede elétrica e 35% de fontes renováveis, como solar e eólica. Após a reforma do data center em Denver (EUA) em 2024, o consumo de energia foi reduzido em 50% e a eficiência do uso de energia (PUE) melhorou de 1,6 para 1,3, demonstrando o impacto das iniciativas de economia de energia nas suas operações.
  • Metas de Neutralidade de Carbono e Sustentabilidade: A Hitachi Vantara está comprometida em atingir a neutralidade de carbono para as emissões de Escopo 1 e Escopo 2 até o ano fiscal de 2030. A empresa também estabeleceu a meta de atingir a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até o ano fiscal de 2050. 

O compromisso da Hitachi Vantara com a sustentabilidade vai além de suas próprias operações. Por meio de seus produtos e soluções de engenharia, a empresa ajuda clientes corporativos e operadores de data centers a reduzir sua pegada de carbono, ao mesmo tempo em que reduz custos e complexidades operacionais. 

Um exemplo recente é a La Molisana. Como uma das principais fabricantes de massas da Itália, a La Molisana implementou o VSP One Block, resultando em uma redução de 30% no consumo de energia e uma melhoria de 2,5x nos tempos de resposta, apoiando suas metas de expansão global e sustentabilidade. 

Enquanto o Relatório de Sustentabilidade do Ano Fiscal de 2024 reflete as conquistas do ano anterior, a Hitachi Vantara apresentou seu primeiro compromisso para o Ano Fiscal de 2025: uma nova Garantia de Sustentabilidade que será oferecida como parte de sua plataforma de armazenamento daqui para frente.   

No Brasil, as ações para esse ano fiscal incluirão esforços que reforcem o compromisso com práticas sustentáveis e de impacto social. Uma das ações em destaque será o apoio à TechGirls, organização que atua na reciclagem de computadores e promove inclusão digital para mulheres, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. Essa colaboração não apenas contribuirá para o reaproveitamento de equipamentos eletrônicos, como também irá promover o empoderamento e transformação social. 

Para ver o Relatório de Sustentabilidade completo do ano fiscal de 2024, acesse Link 

Leia Mais

Outras Notícias