A Saft Embalagens, indústria de embalagens de papel cartão, papelão micro ondulado e ondulado no mercado desde 1955, é mais uma empresa recertificada pelo Origem Sustentável, único programa de ESG voltado exclusivamente para certificação de produtoras da cadeia calçadista no mundo. A entrega da recertificação, com upgrade do nível Ouro para o Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos), aconteceu na sede da Saft, em Parobé/RS.
A analista de Compliance da empresa, Miriam da Silveira, conta que a Saft vem trabalhando fortemente todos os pilares de ESG há mais de dois anos, sendo o reconhecimento um coroamento de tudo o que vem sendo feito na área. “Buscamos promover a nossa responsabilidade socioambiental envolvendo colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade local. O grande objetivo da Saft é manter o equilíbrio entre o social, ambiental e a governança, promovendo resultados efetivos e uma mudança de cultura organizacional”, avalia.
Entre os destaques, a Saft lista a reciclagem e reaproveitamento de matéria-prima. “Reciclamos a maior parte dos nossos resíduos industriais. O que não pode ser reaproveitado, tem o destino ambientalmente correto, nada vai para aterros sanitários”, conta Miriam. Além disso, a empresa tem 100% da energia utilizada em suas duas unidades, ambas em Parobé, provenientes de fontes renováveis, adquirida via Mercado Livre de Energia. “Também somos uma empresa Carbono Neutro, compensando a totalidade do que emitimos de gases de efeito estufa na nossa produção”, acrescenta.
Na área social, Mirim destaca as criações de uma brinquedoteca com móveis de papelão reaproveitado do processo produtivo em uma escola da comunidade e de um espaço com pallets, antes usados na produção, para o descanso de seus mais de 180 colaboradores. Outro projeto, que deve estar concluído em breve, é a criação de uma biblioteca sustentável, também com móveis de papelão, na Clínica de Reabilitação Nova Vida em Parobé.
O programa
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos.