A Cargolift, uma das líderes do setor de transportes no Brasil, dá um passo significativo em direção à sustentabilidade ao anunciar a ampliação de sua frota sustentável e o fortalecimento de seu programa Eco Cargolift por meio de uma parceria firmada com a NDD Green Carbon. A partir deste ano, a empresa passa a compensar as emissões de carbono que não forem neutralizadas pelas montadoras durante a produção de todos os caminhões adquiridos pela empresa.
Como parte dessa iniciativa, a Cargolift, após testar por 2 anos caminhões híbridos à GNV e diesel, incorporou à sua frota, que já é 100% Euro5 e Euro6, os primeiros novos veículos totalmente movidos a gás natural (GNV) e estabeleceu o compromisso de garantir que 10% de sua frota própria seja composta por veículos ambientalmente ecológicos até o final do ano, com progressão deste percentual para os anos seguintes. Os veículos a gás integram um lote de 20 novos equipamentos tração, semirreboques e carretas tipo “double deck” adquiridos pela empresa no último mês e que totalizaram um investimento de R$ 7,3 MM.

Segundo Markenson Marques, fundador e CEO da Cargolift, a implementação de práticas ambientalmente responsáveis é um dos pilares norteadores que integra o DNA da empresa desde 2009
“Sempre acreditamos que a sustentabilidade deve andar lado a lado à inovação e à busca pela eficiência operacional e, por isso, criamos o programa Eco Cargolift, que desde 2018 é responsável por monitorar e mensurar os impactos de nossas operações. Agora, em parceria com a Green Carbon, buscamos ir além, reafirmando o nosso compromisso com a sustentabilidade e atuando de maneira ainda mais enfática na preservação ambiental”, ressalta.
Fundada em 2006, a Green Carbon é uma greentech brasileira criada pela NDD. A empresa atua na compensação de emissões, viabilizando o plantio de árvores para neutralizar o impacto ambiental das operações de transporte em mais de 10 fazendas próprias, na Serra Catarinense, onde a vegetação é preservada durante todo o ciclo de vida das espécies.
Cada árvore plantada pela NDD Green Carbon tem uma vida útil de 20 anos, período no qual absorve até 600 kg de CO2. Para neutralizar as 21 toneladas de CO2 geradas na produção de um único caminhão, a Cargolift irá plantar 35 árvores por veículo adquirido em 2025.
“Queremos não apenas reduzir o impacto ambiental das nossas operações, mas também inspirar todo o setor logístico a adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis”, afirma Marques. “Cada caminhão que colocamos na estrada carrega também o peso da nossa responsabilidade com o futuro. Estamos investindo em tecnologia tendo em vista um modelo logístico que respeita o meio ambiente e contribui de forma concreta para a redução das emissões no Brasil”, finaliza.