quinta-feira, maio 8, 2025

Schneider Electric e Steck firmam parceria com Instituto Ayrton Senna para apoio à educação

Compartilhar

A Schneider Electric e Steck anunciam uma parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna, cujo objetivo é acelerar a qualidade da educação pública no Brasil, promovendo a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resiliência emocional, pensamento crítico, foco e persistência, para as novas gerações. Com duração de um ano, a colaboração irá contribuir para a formação de professores e acelerar o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas regiões do país.

Com reconhecido impacto na formação de crianças e jovens — mais de 39 milhões de atendimentos a estudantes em 30 anos — o Instituto Ayrton Senna capacita professores da rede pública para aprimorar a qualidade do ensino. Nesse sentido, a parceria com a Steck e a Schneider Electric representa um passo significativo nessa missão, unindo a expertise técnica do setor privado ao desenvolvimento sustentável e social.

“A educação é um pilar essencial para o crescimento sustentável do Brasil e, ao firmarmos essa parceria, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento do país. A iniciativa se soma a outras ações de responsabilidade social das empresas e se conecta ao nosso Programa de Acesso a Treinamento, parte de um conjunto de metas até 2025 chamado Schneider Sustainability Impact, ampliando ainda mais o nosso impacto”, afirma Klecios Souza, CEO da Steck Brasil e LATAM e VP de Home & Distribution da Schneider Electric para a América do Sul.

“Com essa parceria, garantimos que cada vez mais alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua condição social. Combatemos a evasão escolar e promovemos a inclusão, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e jovens em todo o Brasil. O que torna essa parceria ainda mais especial é o fato de que cada cliente da Schneider Electric e da Steck também faz parte dessa transformação. O que me entusiasma nessa parceria é a visão compartilhada de futuro: queremos construir um Brasil melhor por meio da educação e da inovação”, destaca Érika Pagano, diretora executiva de Parcerias do Instituto Ayrton Senna.

“Acreditamos que investir na formação das novas gerações é também investir na construção de um mercado mais preparado, inovador e competitivo. Essa iniciativa vai muito além da responsabilidade social — é também um movimento importante para garantir que o futuro da nossa indústria seja impulsionado por profissionais capacitados para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e sustentável”, acrescenta Souza.

Impacto social

O Programa de Acesso a Treinamento da Schneider Electric já formou quase 90 mil pessoas em energia e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) somente no Brasil, ampliando o acesso à capacitação profissional. Atualmente, a empresa mantém mais de 80 parcerias educacionais no país. Entre as principais instituições beneficiadas estão o STEM BR/Centro Paula Souza (Etecs), SENAI DN, AFESU, CEAP, Enactus e Unilins, que oferecem cursos técnicos voltados à formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Essas parcerias visam proporcionar acesso à educação tecnológica para grupos que enfrentam barreiras na formação e capacitação, bem como promover a igualdade de gênero na indústria.

A experiência da Schneider Electric com investimentos em programas de acesso à formação resultou no convite para que o CEO da companhia para a América do Sul, Rafael Segrera, lidere o grupo de trabalho transversal de habilidades verdes da Sustainable Business COP, iniciativa da CNI.

Leia Mais

Outras Notícias