A Ferroport, que opera o terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra, Rio de Janeiro, Brasil, implantou câmeras de videomonitoramento de última geração da Axis Communications para melhorar a segurança e a visibilidade noturna, ao mesmo tempo, em que diminui o impacto ambiental e prioriza a sustentabilidade. Com tecnologia de ponta, o porto agora possui câmeras precisas que captam imagens noturnas de alta qualidade, reduzindo a quantidade de iluminação artificial que afeta negativamente o ecossistema circundante.
A parceria com a Axis Communications permitiu que a Ferroport atendesse aos padrões portuários brasileiros com facilidade, ao mesmo tempo em que apoiava sua forte estratégia de sustentabilidade. O Código ISPS (Resolução 53 Conportos) e a Portaria 143 da Receita Federal determinam que os terminais portuários brasileiros permaneçam sob vigilância por vídeo 24 horas por dia, 7 dias por semana, levando o porto a buscar uma solução que atenda a esses padrões rígidos e, ao mesmo tempo, melhore os esforços de conservação da vida selvagem na área. O compromisso da Ferroport com a gestão ambiental resultou no plantio de 66.000 árvores na área circundante ao longo de seis meses e na proteção de mais de 1,3 milhão de filhotes de tartarugas cabeçudas desde 2008.
“A segurança é uma prioridade para a Ferroport, com tecnologia de ponta para proteger nossos ativos”, disse Marcelo Oliveira, coordenador de Segurança Patrimonial da Ferroport. “Com 206 câmeras monitorando áreas offshore, operacionais e perimetrais, nosso sistema foi equipado para monitorar embarcações não autorizadas durante o dia, mas o monitoramento noturno apresentou um desafio devido à ausência de luz natural. Para equilibrar a segurança com a conservação ambiental, fizemos uma parceria com a Axis para captar imagens de alta qualidade na escuridão total, melhorando a segurança e minimizando o impacto ecológico.”

A Ferroport atualizou sua rede de videomonitoramento com tecnologia de ponta capaz de garantir um monitoramento preciso e confiável do porto 24 horas por dia. A Ferroport investiu inicialmente em 20 câmeras Axis, mas a empresa vem expandindo sua rede à medida que a impressionante qualidade dos dispositivos e o impacto positivo na sustentabilidade se tornaram claros. Com essas facilidades, a Ferroport pode:
Aproveitar uma solução de alta tecnologia que equilibra segurança, conformidade e responsabilidade ambiental.
Captar imagens de alta qualidade na escuridão total, minimizando o impacto da iluminação artificial nos ecossistemas locais.
Desligar os holofotes noturnos, permitindo que espécies ameaçadas de extinção, como lobos-guarás, porcos-espinhos, capivaras e tamanduás, retornem ao seu habitat.
Usar analíticos de deep learning para sensoriamento remoto de perímetro para evitar a entrada não autorizada por terra, mar ou aproximação de embarcações.
“Embora a Ferroport estivesse procurando melhorar suas capacidades de segurança, a empresa não estava disposta a sacrificar seus valores ou metas de conservação para alcançar isso”, disse Winicius Corali, Gerente Regional de Vendas para o Brasil e as Américas. “Pudemos trabalhar em estreita colaboração com os representantes portuários para identificar uma solução que fornecesse a funcionalidade que a Ferroport precisava para cumprir as regulamentações brasileiras, mantendo a sustentabilidade e a conservação. Nossa esperança é que a Ferroport possa servir de exemplo para outros projetos de segurança portuária”.