terça-feira, maio 6, 2025

MAPFRE divulga Relatório de Sustentabilidade 2024, elaborado em linha com as diretrizes da SUSEP

Compartilhar

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que apresenta a atuação da seguradora em nível global e os resultados referentes às suas operações no Brasil. Elaborado em conformidade com as diretrizes recomendadas pela Circular 666/2022 da SUSEP, que dispõe sobre requisitos de sustentabilidade a serem observados pelas sociedades seguradoras, o documento também destaca a relação entre os programas e iniciativas da MAPFRE aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.

Para o CEO da MAPFRE no Brasil, Felipe Nascimento, o foco da seguradora no ano de 2025 será na expansão das iniciativas e na busca por novas soluções para os desafios socioambientais que o país e o mundo enfrentam. “Continuaremos promovendo produtos, serviços e investimentos sustentáveis, trabalhando para ser a seguradora referência em sustentabilidade no Brasil e contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”, destaca Nascimento.

Felipe Nascimento

O executivo reforça ainda que as práticas ASG integradas à estratégia de negócios da seguradora estão conectadas com os movimentos da companhia para os próximos anos. “Estamos convictos de que as ações de hoje impactam diretamente as gerações futuras. Com essa responsabilidade em mente, a MAPFRE avança para um futuro mais sustentável com a adoção de práticas que auxiliem na preservação do meio ambiente e assegurem a resiliência de nossos negócios”, conclui o CEO.

Ações concretas

Pelo terceiro ano consecutivo, a MAPFRE supera sua meta de redução da pegada de carbono no Brasil, o que demonstra sua solidez e compromisso com as iniciativas ASG (ambientais, sociais e de governança). A companhia alcançou uma diminuição de 3.518 toneladas de dióxido de carbono, um desempenho superior à meta estabelecida de 4,05% (em relação à linha de base de 2022).

Outra ação inovadora no aspecto ambiental é o Floresta MAPFRE, projeto de restauração no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Paulo, em parceria com as Reservas Votorantim, que vai contribuir com um dos objetivos globais da companhia de alcançar a neutralidade em carbono em todas as suas operações. Com duração de quatro anos, o projeto vai compensar 5,1 mil toneladas de carbono com a restauração florestal de uma área de 29,42 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol, garantindo, dessa forma, a neutralidade das emissões da MAPFRE no ano de 2028.

Os avanços no tema se estendem a outras áreas da companhia. Em 2024, o percentual de mulheres em cargos de gestão no Brasil atingiu 39,41% do efetivo total, evidenciando o foco da seguradora na equidade de gênero. Além disso, o índice de colaboradores com deficiência alcançou 5%, superando a meta de 4,5% para o período, o que reforça o compromisso da MAPFRE com a inclusão e a diversidade.

Fátima Lima,

Outro marco importante para a seguradora em 2024 foi a avaliação de 100% de sua carteira de investimentos sob critérios ASG. Esta prática reflete a prudência na alocação de capital e o compromisso da seguradora com a criação de valor sustentável a longo prazo.

A sustentabilidade é um dos quatro pilares estratégicos da MAPFRE, o que reforça a importância global desse tema como um elemento fundamental para a geração de valor. “Na MAPFRE, temos o compromisso com a sustentabilidade, porque esse é um tema estratégico e cada vez mais relevante para a empresa. Em 2025, nosso foco será expandir nossas iniciativas, buscando novas soluções para os desafios socioambientais, além de seguir promovendo produtos, serviços, investimentos e subscrições sustentáveis”, destaca Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da companhia.

As informações detalhadas sobre as iniciativas e resultados da MAPFRE estão apresentadas no Relatório de Sustentabilidade 2024 e podem ser acessadas por este link.

Leia Mais

Outras Notícias