A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, acaba de lançar a sexta edição de seu Relatório de Sustentabilidade, documento que consolida os principais resultados e iniciativas da companhia ao longo de 2024 em temas relacionados ao meio ambiente, as questões sociais e de governança corporativa (ASG).
“Integrar a sustentabilidade ao nosso negócio não é apenas um compromisso, mas parte essencial da estratégia da Brasilseg. Em 2024, avançamos em diversas frentes, com destaque para inovações em produtos, fortalecimento da atuação social e aprimoramento da governança, sempre ancorados nos pilares: Simplificar, Proteger e Encantar, e com a missão de cuidar das pessoas e do que é mais importante para elas”, destaca Amauri Vasconcelos, presidente da Brasilseg.
No segmento rural, cujos produtos impulsionaram o crescimento da companhia em 2024, a empresa seguiu inovando e registrou um aumento de 15% de produtores aptos a acessar a Plataforma de Monitoramento por Sensoriamento Remoto. O número saltou de 32 mil em 2023 para 38 mil em 2024. Além de proporcionar uma gestão eficiente, a plataforma é indispensável para previsões e alertas climáticos. Um dos destaques foi o lançamento do Seguro Floresta de Preservação, um produto que indenizará o produtor rural caso as áreas de reserva legal e áreas de preservação permanente (APP) sejam perdidas em decorrência de incêndio, provendo a indenização necessária para a reposição da vegetação.
Ainda sob o aspecto ambiental, a companhia implementou ações sustentáveis na unidade de Franca (SP), dando início às diretrizes de certificação da ISO 14001. Entre as iniciativas, construiu um abrigo de resíduos adequado às normas técnicas para garantia de armazenamento adequado e disposição correta dos resíduos.
Dentro da política de logística reversa, com ações direcionadas para reaproveitamento de resíduos sólidos, a Brasilseg fortaleceu o Programa Doatech, que combina prática sustentável com ações sociais, tendo viabilizado doação de equipamentos de informática para escolas e ONGs. No ano passado, foram entregues 136 computadores, incluindo monitores, teclados e mouses para entidades que promovem a inclusão digital. HDs novos são reinstalados e doados em pleno funcionamento.
Na área social, a Brasilseg apoiou 41 projetos, beneficiando cerca de 302 mil pessoas em todo país, cujo aporte financeiro foi de mais de R$ 22 milhões. Os projetos estão inseridos nas leis de Incentivo à Cultura, Incentivo ao Esporte, além dos fundos da Infância e Adolescência e Nacional do Idoso e programas nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).
Além das políticas de estímulo à diversidade e inclusão na empresa, com diversas rodas de conversa, palestras e mentorias sobre a temática junto aos colaboradores e líderes, destacam-se também programas de incentivo ao intraempreendedorismo, como o Impulso Lab. Foram investidos cerca de R$ 300 mil em iniciativas de inovação. Internamente, foram trazidas 118 ideias propostas pelos funcionários, 8 das quais seguiram para a etapa piloto e 5 foram aprovadas para novos testes. Ao final de todo o processo, as soluções propostas podem ser incorporadas ao dia a dia da empresa.
Por fim, vale destacar o sistema colegiado de tomadas de decisão, trazendo diferentes pontos de vista para a formação de convicção dos administradores, que contam com Comitês Técnicos especializados para lhes suportar e concretizam-se numa governança que apoia a empresa a manter sua resiliência.