quarta-feira, abril 30, 2025

Azzas 2154 detalha avanços em rastreabilidade, reflorestamento e inclusão no setor da moda

Compartilhar

Azzas 2154, o maior grupo de moda da América Latina, apresenta seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade. Alinhado às boas práticas de reporte e transparência, o documento detalha os compromissos e o desempenho em ESG, além das informações financeiras da Companhia no último ano. Organizadas sob os pilares ESG de “Moda mais limpa e responsável” (E), “Moda mais justa e bela” (S) e “Moda mais ética e transparente” (G), as informações do relatório demonstram um olhar conjunto para o presente e o futuro sustentáveis do grupo e, consequentemente, da moda brasileira.
“A publicação deste primeiro relatório integrado pós-fusão é um marco para o Azzas 2154. O documento une forças e visões compartilhadas que impulsionarão a agenda de sustentabilidade no setor. Estamos felizes em apresentar ao mercado e aos nossos stakeholders um documento que consolida nossas melhores práticas e define metas criteriosas para um futuro mais sustentável”, afirma Alexandre Birman, CEO do Azzas 2154.
O Azzas 2154 estruturou seus compromissos públicos em ESG levando em consideração as diretrizes pré-existentes dos grupos Arezzo&Co e SOMA. O documento apresenta ainda as metas globais da empresa nos três pilares ESG. Na frente de gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa, as metas estão em linha com a iniciativa SBTi (Science Based Targets Initiative).
Moda mais limpa e responsável (Ambiental)
Rastreabilidade, carbono e reflorestamento: os compromissos ambientais do Azzas 2154
As principais metas do pilar Ambiental incluem: atingir 100% do couro rastreado em todos os produtos até as fazendas de cria, 100% de uso de energia renovável em todas as unidades próprias e reduzir 42% das emissões de escopo 1 e 2 até 2030; implementar logística reversa em 100% das lojas até 2035; garantir 100% do algodão rastreado até 2040; e alcançar Net Zero, com redução de 90% das emissões de escopo 1, 2 e 3, até 2050.
A empresa destaca ainda outros avanços significativos no pilar ambiental em 2024. A unidade de Calçados e Acessórios alcançou 38,6% de rastreabilidade do couro, utilizando tecnologia blockchain para garantir uma cadeia produtiva transparente e livre de desmatamento, com a meta de atingir 100% até 2030.
Já o projeto “Mil árvores por dia, todos os dias”, da FARM Rio, resultou na doação acumulada de 1,5 milhão de mudas para reflorestamento em biomas brasileiros. A camiseta World T-Shirt, ícone da Hering, continuou sendo feita no modelo de produção ecoeficiente, consumindo, a cada peça, cerca de 30% menos matéria-prima, água e energia. Em mais de 30 anos desde que o produto foi lançado, 5 mil toneladas de carbono deixaram de ser geradas, mais de 900 mil litros de água foram economizados e as sobras evitadas de malha dariam para produzir 40 milhões de camisetas. Desde 2022, a venda das camisetas contribui para o plantio de árvores na Mata Atlântica. Em 2024, foram cerca de 3,5 milhões de camisetas vendidas e quase 9 mil toneladas de carbono compensado nesta frente. Além disso, estão preservados, há mais de um século, 4,2 milhões de m² de Mata Atlântica na reserva da Hering, em Blumenau, reforçando a propriedade histórica e o comprometimento com a conservação ambiental.
Moda mais justa e bela (Social)
Investimento social e diversidade ganham espaço
Já no pilar Social, em 2024, o Azzas 2154 investiu R$ 13,2 milhões em diversos projetos, apoiando programas como o Pacto Contra a Fome, além de iniciativas internas, a exemplo do ‘1P=5P’ da Reserva (1 prato=5 pratos), que direciona parte das vendas para ONGs no combate à insegurança alimentar, resultando em 32,6 milhões de pratos de comida servidos no ano e um total de 150 milhões desde 2016. Entre outras frentes, estão a Loja dos Sonhos, da unidade de Calçados e Acessórios, que beneficiou 40 mil pessoas em 2024, e a Fundação Hermann Hering, que promoveu planos de economia criativa e ressignificação de resíduos têxteis, entre outros.
A Companhia ressalta as práticas éticas em sua cadeia de valor e a diversidade de seus times: 78% dos fornecedores possuem certificação ABVTEX, fortalecendo o combate ao trabalho análogo ao escravo e ao infantil, 60% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e 48,4% dos colaboradores são autodeclarados negros.
“Acreditamos que o sucesso de nosso negócio está intrinsecamente ligado ao bem-estar de nossos colaboradores. Por isso, investimos em um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e seguro, onde todos se sintam valorizados e capacitados a crescer”, explica Suelen Joner, Head de Sustentabilidade do grupo.
Moda mais ética e transparente (Governança)
Governança e ESG no pós-fusão
No que diz respeito ao pilar de Governança, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto pela Promoção da Equidade Racial, alinhando suas operações a princípios globais de sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão. Adicionalmente, segue adepta ao Movimento Elas Lideram, promovendo a equidade de gênero na liderança. A Certificação B, obtida por todas as suas unidades de negócio, atesta o comprometimento do Azzas 2154 com um modelo de negócio que equilibra lucro e impacto socioambiental. Suas recentes inclusões nos índices ISE e ICO2, da B3, referências em sustentabilidade corporativa no Brasil, consolidam ainda mais a confiança de seus stakeholders.
O Azzas 2154 reafirma seu compromisso com a construção de uma moda mais sustentável, ética e inclusiva. O relatório anual integrado chancela essa jornada, evidenciando o progresso da Companhia e reconhecendo os desafios, sem esquecer o alinhamento de suas operações com os princípios ESG.
“Definimos metas e iniciativas para toda cadeia de valor, visando uma realidade na qual a moda e a sustentabilidade caminham juntas. As potências e as belezas de nossas criações podem e devem coexistir com cuidado e respeito ao nosso ecossistema”, conclui Suelen Joner, head de Sustentabilidade do grupo.

Leia Mais

Outras Notícias