Nesta terça-feira, 29, o presidente da COP30, Embaixador André Corrêa do Lago, e o enviado especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies, Michael R. Bloomberg, anunciaram uma nova parceria entre a Presidência da COP e a Bloomberg Philanthropies para estabelecer a COP30 como um momento crucial para o lançamento de uma nova era de crescimento econômico impulsionado pela inovação em energia limpa e pelo investimento em soluções de baixo carbono e de resiliência climática.
Uma década após o histórico Acordo de Paris, a COP30 tem o compromisso fundamental de moldar a próxima década de ambição climática global, o que a torna um ponto de virada fundamental para a definição de metas climáticas ambiciosas para os anos seguintes. À medida em que as nações apresentarem suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para os cinco anos subsequentes, os líderes mundiais se reunirão em Belém para avaliar o progresso global e determinar como transformar seus compromissos em realidade.
A Bloomberg Philanthropies e a Presidência da COP30 trabalharão juntas para garantir que as NDCs capacitem e impulsionem os líderes locais, que sejam apoiadas com financiamento e capital, e que ajudem a atingir a meta global de triplicar a capacidade de energia renovável, além de interromper e reverter o desmatamento até 2030. Essa parceria também ajudará a cumprir a meta da COP29 de mobilizar pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
“Os que souberem se antecipar às mudanças radicais que estão por vir — países, empresas e indivíduos — serão os que prosperarão, ao abraçar a inovação, construir resiliência e se adaptar com agilidade”, afirmou o Presidente da COP30, André Corrêa do Lago. “Em um mundo de mudanças ambientais e tecnológicas cada vez mais rápidas, as suposições de ontem já não se aplicam. A transição da economia global já está em curso, trazendo independência e segurança energética, redução de custos e melhores empregos. Instituições sólidas e ações coerentes são essenciais para transformar os riscos climáticos em oportunidades de investimento, geração de empregos e crescimento de longo prazo. Essa parceria ajudará a mobilizar empresas, líderes locais e comunidades para impulsionar soluções reais – na COP30 e muito além.”
“As cidades estão na linha de frente da crise climática e precisam de mais apoio para combater suas causas e se preparar para seus efeitos”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e Enviado Especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas.