A Cargo X, logtech que oferece serviços de gestão e operação de transporte, fechou parceria com a Cimento Apodi para realizar a compensação de todo o CO2 emitido na atmosfera pelos caminhões contratados pela logtech para o transporte de cimento.
Até o final de dezembro deste ano, é previsto que até 2 mil toneladas das emissões sejam compensadas pela Cargo X, por meio do projeto denominado Frete Verde, que faz a compra de crédito de carbono e que consequentemente subsidia projetos ambientais.
Já está em vigor no Brasil a lei que regulamenta o mercado de créditos de carbono e cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A intenção do marco regulatório é incentivar as empresas a reduzirem as emissões de poluentes por meio da compra de créditos vinculados a iniciativas de preservação ambiental.
Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), cerca de 60% do total de carga transportada no país é feita por rodovias. O modelo de negócio da Cargo X possibilita reduzir a capacidade ociosa dos caminhões que transitam pelo país. As rotas sinérgicas da empresa proporcionam redução na intensidade das emissões de carbono por minimizar o número de caminhões transitando vazios.
“Somos fornecedores da Apodi há seis anos e nosso relacionamento sempre foi pautado em princípios e valores muito bem alinhados. O Frete Verde é mais uma oportunidade de nos unirmos em prol de uma pauta tão importante e prioritária em nossas agendas. Com o apoio da Apodi, iniciamos a operação em junho de 2024 para calcular as emissões de CO2 realizadas e toda essa emissão agora é 100% compensada pela Cargo X”, explica Fábio Lobo, Diretor de Operações da Cargo X.
Até o momento, a Cargo X já fez a compensação de 832 toneladas de CO2 emitidos por meio do projeto. “Na Apodi, entendemos que a sustentabilidade não é apenas um compromisso, mas uma diretriz estratégica para nosso crescimento. A parceria com a Cargo X reforça nossa visão de um futuro mais responsável e sustentável, garantindo que nossas operações avancem com impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade”, afirma Luciane Mello, Gerente Executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade.