terça-feira, abril 29, 2025

Tecnologia exclusiva à base de grafeno e materiais reciclados consolidam empresa catarinense como referência em inovação no setor têxtil nacional

Compartilhar

A Diklatex, indústria têxtil catarinense referência em tecidos técnicos, tecnológicos e sustentáveis de fios sintéticos como poliéster, poliamida e elastano, apresenta seu segundo Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2024. O documento reafirma o compromisso da empresa com as práticas ESG, destacando marcos importantes em inovação tecnológica, preservação ambiental, desenvolvimento social e internacionalização.

O relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e está alinhado a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O documento consolida as práticas adotadas ao longo de 2024 com base em indicadores concretos e metas progressivas.

“O propósito deste relatório é oferecer uma visão abrangente a todos os stakeholders das principais práticas adotadas pela Diklatex ao longo do ano de 2024, servindo também como um registro que documenta a evolução de nossas ações sustentáveis ao longo do tempo. Reconhecemos a importância da transparência e da prestação de contas, e é por isso que buscamos seguir com base em diretrizes de referência internacional em relatórios de sustentabilidade”, afirma o CEO da empresa, André Jativa.

Com uma gestão orientada pelo Comitê de Sustentabilidade, a empresa selecionou 17 temas materiais prioritários que são monitorados e definiu cinco grandes metas a serem atingidas até 2028,  referentes ao portfólio sustentável, consumo de água, gases de efeito estufa, pessoas seguras e engajamento.

Eficiência hídrica e energética

Em 2024, a Diklatex conseguiu reduzir o consumo de água por quilo de tecido produzido, graças a melhorias contínuas no parque fabril. Cerca de 40% das máquinas de tingimento já operam com tecnologia de baixa relação de banho, consumindo até 60% menos água.

A empresa mantém 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e rastreáveis, reforçando seu compromisso com o uso responsável dos recursos naturais. Também tem forte compromisso com a economia circular, um exemplo disso é a produção com matérias-primas recicladas, renováveis e com degradação acelerada, que já representam 21% do total produzido em 2024, com meta de atingir 35% até 2028.

Inovação têxtil como vetor de transformação: tecnologia Truelife Graphene

Fruto de dois anos de pesquisa, a Diklatex lançou em 2024 a tecnologia Truelife Graphene, desenvolvida com apoio de instituições como EMBRAPII, FAPESC e UDESC. A inovação utiliza grafeno para melhorar a dissipação de calor e a durabilidade dos tecidos esportivos, com aplicação pioneira realizada em parceria com a marca Woom. “Essa parceria marcou um avanço significativo na aplicação de tecnologias térmicas em sportwear, refletindo nosso compromisso em levar soluções de classe mundial ao mercado”, pontua Jativa.

Outro destaque é a linha Casual Tech®, que alia conforto, durabilidade e sustentabilidade. Um exemplo é o tecido Motion, feito com elastomultiéster – uma fibra de poliéster elástica sem elastano, que simplifica o processo de reciclagem. A linha atende à demanda por peças de moda aliada à tecnologia com menos necessidade de lavagem e passagem.

“A linha Casual Tech® nasceu do trabalho estratégico de integrar tendências do mercado, desejos de clientes e possibilidades da Diklatex. Foi a matriarca da família, Jaqueline Jativa, proprietária e Conselheira da empresa, que vislumbrou uma possibilidade de inovação: peças de alfaiataria práticas, modernas e alinhadas às tendências do dia a dia, que não precisassem ser passadas, fáceis de usar e que evitassem odores. Utilizar a plataforma tecnológica esportiva da Diklatex, para entregar “performance no dia-a-dia. Assim começou a ser desenvolvido o projeto que, após um longo processo de estudos e desenvolvimento, sempre buscando o melhor resultado, se tornou uma nova linha de produtos da Diklatex”, conta o CEO.

Com um modelo de inovação transversal, a Diklatex destinou 1% de seu faturamento líquido para projetos inovadores e pretende atingir 2,5% até 2028, conectando tendências de mercado, demandas dos clientes e pesquisa aplicada.

Impacto social e cultura organizacional fortalecida

A Pesquisa de Clima de 2024 atingiu nota 8,79, revelando elevado engajamento interno. Até 2028, a meta é alcançar nota 9,0.

Segurança do trabalho é um tema material da empresa, neste ano, foram adquiridos três conjuntos completos de combate a incêndios, reforçando a estrutura da brigada de emergência da empresa. Os colaboradores da brigada receberam treinamento específico para o uso desses equipamentos, garantindo maior segurança e eficiência nas respostas a possíveis incidentes.

A instalação de sistemas de QR code no acesso à fábrica aumentou o controle em situações de emergência. A infraestrutura fabril também foi modernizada, com novas máquinas de tecelagem e urdideira, promovendo eficiência e qualidade.

Parcerias internacionais e exportações em crescimento

A empresa consolidou sua presença global com crescimento de 250% no share de exportações para países como EUA, México, Colômbia e Argentina. A presença no Adidas Summit e o reconhecimento como única malharia brasileira a integrar o evento reforçam a reputação internacional da Diklatex.

“Como uma indústria catarinense, temos orgulho de ser uma empresa brasileira com alcance internacional, liderando as exportações brasileiras das Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCM’s) que produzimos, em alguns desses mercados, levando soluções têxteis técnicas, tecnológicas e sustentáveis para além de nossas fronteiras” destaca o CEO.

Parcerias com marcas como Adidas, Aramis, Decathlon, Live, Puma, Under Armour, Track & Field e outras tantas com marcas que são destaque nacional e internacional,  demonstram a sinergia entre inovação e propósito sustentável. Um exemplo é a coleção “Por um Futuro Mais Verde”, desenvolvida com a Puma para o Palmeiras com tecidos 100% reciclados da Diklatex, sem uso de alvejantes, reforçando o ativismo ambiental na moda esportiva.

Relações com fornecedores e comunidade

Em 2024, 96% dos fornecedores foram nacionais, com destaque para ações de mapeamento ambiental da cadeia produtiva e todos os fornecedores de produtos químicos passaram por processos de homologação rigorosa. A empresa prepara para 2025 o lançamento de sua Política de Compras Sustentáveis, construída em conjunto com o Comitê de Sustentabilidade.

A  cadeia de suprimentos da Diklatex é composta por 18 fornecedores de fios, 18 de produtos químicos, três de embalagens e 244 fornecedores que atendem a outras necessidades fundamentais do processo produtivo. No ano de 2024, a Diklatex ampliou o mapeamento ambiental com alguns dos seus principais fornecedores, e para 2025 está  empenhada em aprimorar sua capacidade de avaliação, garantindo que critérios ambientais sejam integralmente considerados em todas as suas parcerias estratégicas.

O Troféu de Sustentabilidade Diklatex foi criado para reconhecer parceiros alinhados aos valores da empresa. Em 2024, marcas como Puma, Adidas, Volt, Urban Performance e T-Christina foram homenageadas.

Compromisso com o futuro

Fundada em 1978 em Joinville (SC) e adquirida pela família Jativa em 2007, a Diklatex reafirma seu compromisso com o Brasil e o planeta. Com 172 mil m² de área total, sendo 92 mil m² de área verde preservada, o CEO destaca: “nossa atuação, fundamentada nos valores ESG, vai além de uma estratégia corporativa – é um compromisso real com um futuro mais sustentável e colaborativo. Acreditamos que o sucesso ganha significado quando é construído com responsabilidade e compartilhado com a sociedade. Como agentes de transformação, assumimos o papel de referência, inspirando e influenciando positivamente nosso entorno para gerar impactos positivos e duradouros em todas as esferas da vida”, conclui André Jativa.

Leia Mais

Outras Notícias