segunda-feira, abril 28, 2025

Privalia expande seu DNA sustentável na economia circular

Compartilhar

A Privalia – hub que conecta consumidores a mais de 600 “love brands” nacionais e internacionais –, traz no DNA a sustentabilidade para o e-commerce desde sua fundação, há 16 anos, sendo um agente de circularidade e extensão de vida de produtos. A partir do modelo de negócio flashsale, a empresa ajuda marcas a escoarem seus estoques remanescentes e, assim, amplia o ciclo de vida das coleções e evita o descarte de produtos. Com uma série de projetos que promovem desde a economia circular, a reutilização de insumos e a redução de impactos ambientais, a Privalia expande sua atuação sustentável para todas as frentes de negócio.

Iniciativas como o uso de caixas reutilizáveis resultaram no reaproveitamento de mais de 80 mil unidades apenas em 2024 no transporte de mercadoria entre a empresa e as marcas parceiras. Além disso, anualmente, são recicladas cerca de 300 toneladas de papelão e 40 toneladas de plástico, com o uso da máquina fragmentadora, contribuindo diretamente para a redução de resíduos. O filme stretch, feito de plástico também foi substituído por capas de pallets reutilizáveis.

A Privalia também investe em embalagens biodegradáveis, protegendo o solo e os recursos hídricos, ao mesmo tempo que viabiliza entregas mais verdes, utilizando veículos 100% elétricos e outros modais não poluentes.

Esse sistema, implementado na cidade de São Paulo desde maio de 2021 em parceria com a Carbono Zero, tem gerado impactos ambientais positivos significativos. Até dezembro de 2021, foram realizadas 118 mil entregas sustentáveis na capital paulista, evitando a emissão de 190 toneladas de CO2 na atmosfera.

“Na Privalia, acreditamos que o futuro do varejo está intrinsecamente ligado à sustentabilidade. Nossas iniciativas ESG não apenas promovem um impacto positivo no meio ambiente, mas também criam valor para nossos clientes e parceiros. Continuaremos investindo em inovação e circularidade para liderar essa transformação”, destaca Fernando Boscolo, CEO da Privalia.

A Oficina Privalia que recupera produtos com pequenas avarias é outra iniciativa de destaque. Desde 2022, mais de 45 mil itens foram avaliados. Só no ano passado, 11 mil produtos provenientes da logística reversa, que seriam descartados, passaram pelo processo que recuperou 80% destas peças com limpeza, colagem, costura e lavagem, entre outras intervenções. Os produtos recuperados foram reaproveitados na Lojinha Privalia – iniciativa interna para colaboradores da empresa – e em ações de saldo de estoque, com uma recuperação financeira de 70% desde o início do projeto.

Ainda para apoiar a circularidade e impedir o descarte de peças, a Privalia incentiva a venda de produtos com pequenas imperfeições. Esses itens, que normalmente seriam descartados, são reavaliados e disponibilizados a preços acessíveis na plataforma, garantindo originalidade e qualidade. Em 2024, foram avaliadas 350 mil peças de marcas parceiras para recuperação, oferecendo aos clientes uma alternativa econômica e ambientalmente consciente.

No segundo semestre de 2024, a Privalia também iniciou a compra de energia do mercado livre com uma estimativa de economia de 30% em três anos.

Leia Mais

Outras Notícias