sexta-feira, abril 25, 2025

SEDS e Pacto Contra a Fome firmam acordo de cooperação para fortalecer ações de combate à fome no Estado de S. Paulo

Compartilhar

O Instituto Pacto Contra a Fome e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) assinam nesta quinta-feira (24) um acordo de cooperação técnica que prevê a colaboração entre as entidades na construção e avaliação de políticas públicas de combate à fome e à superação da pobreza no Estado de São Paulo. O acordo não prevê transferência de recursos financeiros.

Entre as iniciativas envolvidas no acordo está o apoio técnico do Pacto Contra a Fome na avaliação do Programa Bom Prato e na construção e implementação de nova política de superação da pobreza em desenvolvimento pela SEDS. Para isso, o Pacto deverá apoiar e dar suporte técnico para novos estudos focados no perfil das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, no potencial das famílias em vulnerabilidade social com insegurança alimentar de inclusão produtiva e também sobre as vocações produtivas no Estado de São Paulo.

Pelo acordo, o Pacto Contra a Fome também fará o georreferenciamento dos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, municipais, estaduais e da sociedade civil, no HUB Pacto Contra a Fome, uma plataforma que abriga informações sobre iniciativas de combate à fome e desperdício de alimentos em todo o Brasil. Atualmente, o HUB tem mais de 2.000 usuários cadastrados e cerca de 1.400 iniciativas. O georreferenciamento desses equipamentos permitirá que as cidadãs e os cidadãos saibam onde podem procurar apoio, além de facilitar a análise de gestores públicos sobre a sua distribuição no território.

“Em São Paulo, uma em cada quatro casas convive com insegurança alimentar, totalizando 11,8 milhões de pessoas, sendo mais de 1,3 milhão delas em situação de fome. É, sem dúvida, uma situação desafiadora e que requer a atenção do Estado. No entanto, a priorização do tema por parte do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e desta parceria com o Pacto Contra a Fome, nos deixa muito seguros de que estamos construindo aqui soluções que podem mudar os ponteiros da fome em São Paulo e servir como aprendizado para a atuação em diversas regiões do país”, afirmou Maria Siqueira, codiretora do Instituto Pacto Contra a Fome.

“Um problema tão complexo como o da pobreza e da fome só será resolvido com a soma de todos. Temos de aproveitar esse momento em que o Governo do Estado está abraçando essa causa com muito afinco. Nós, enquanto rede, temos de fazer nosso papel de sociedade civil e apoiar”, disse Geyze Diniz, presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.

“O reconhecimento de organizações como o Pacto Contra Fome sobre o trabalho que a SEDS realiza potencializa ainda mais nossas ações, pois fortalece e impulsiona o avanço das nossas políticas voltadas para o enfrentamento da segurança alimentar e suas consequências.” afirma a secretária Andrezza Rosalém.

O Estado de São Paulo já conta com 71 unidades fixas, 45 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel e 4 refeitórios do Programa Bom Prato, um serviço que fornece alimentação de qualidade e a baixo custo para a população. Só no ano de 2024, foram distribuídas mais de 38 (38.179.059) milhões de refeições. Além disso, o Estado também propicia a entrega de leite in natura para crianças de 0 a 6 anos de famílias mais vulneráveis, sendo quase metade delas (48%) em extrema pobreza, com mais de 66 milhões de litros distribuídos em todos os municípios paulistas desde 2024.

Leia Mais

Outras Notícias