O Banco Bmg, referência em crédito consignado, acaba de conquistar um marco inédito no setor financeiro brasileiro, sendo o primeiro banco brasileiro a receber a certificação Age Friendly concedida pela Maturi – representante oficial do programa Certified Age Friendly Employer (CAFE) no Brasil. O selo internacional reconhece empresas que promovem ambientes mais inclusivos para profissionais 50+ e ações efetivas que valorizam a integração intergeracional.
Entre as ações de destaque estão a priorização em recrutamento e seleção, e investimento em cursos e treinamentos específicos com o programa Único Skill 50+, que oferece capacitação em áreas como soft skills, idiomas e tecnologia.
Outra iniciativa que também foi reconhecida para a conquista do selo é o Projeto Longevidade, que visa garantir a inclusão, reintegração e conexão de pessoas 50+ no mercado de trabalho. O objetivo do programa é proporcionar um ambiente de integração e desenvolvimento contínuo com políticas que incentivam a troca de experiências entre diferentes gerações – o público jovem é preparado para acolher os novos colaboradores mais sêniores, promovendo um ambiente de troca e aprendizagem.
Conexão real entre cliente e banco
Especialista no público 50+, principalmente aposentados de baixa renda, o Bmg também viu na contratação de colaboradores acima de 50 anos uma oportunidade de gerar ainda maior conexão e empatia com sua base de clientes. A iniciativa de investir em equipes multigeracionais e a implementação das células de atendimento especializadas no público da terceira idade, levaram o Bmg Bmg a uma melhora nos índice de satisfação do clientes (NPS) saltando para 77, zona de excelência pela métrica de apuração.
“Garantir e investir na inclusão e diversidade etária dentro do nosso time é também uma forma de cuidar melhor dos nossos clientes. Sabemos que muitos deles estão na faixa dos 50+, e ter colaboradores que compartilham dessa vivência gera mais empatia, escuta ativa e melhores soluções. Além disso, promovemos treinamentos e formações de atendimento ao adulto maior garantindo a evolução contínua da qualidade destas relações. Receber essa certificação da Maturi nos mostra que estamos no caminho certo ao unir diversidade e excelência no atendimento”, diz Andrea Milan, Diretora de Pessoas, Gestão e ASG do Banco Bmg.
A metodologia da Maturi para conceder o selo considera critérios como cultura organizacional, práticas de gestão de pessoas, comunicação inclusiva, oportunidades de desenvolvimento e ações afirmativas voltadas ao público 50+. O processo de certificação envolve uma análise criteriosa, avaliando se as práticas do Banco estão acima da média do mercado.