sábado, abril 26, 2025

Grupo Carrefour Brasil adere ao Movimento Impacto Amazônia, articulado pela rede brasileira do Pacto Global

Compartilhar

O Grupo Carrefour Brasil assinou a carta-compromisso do Movimento Impacto Amazônia, articulado pelo Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, através de sua Rede Brasil. O movimento visa promover práticas sustentáveis, por meio de esforços individuais, setoriais e intersetoriais no enfrentamento ao desmatamento e em projetos com foco na restauração do bioma e na bioeconomia, com protagonismo das comunidades locais.

Na carta-compromisso, assinada pelo CEO, Stephane Maquaire, a companhia reafirma seu comprometimento em garantir, até 2030, que a operação da empresa e seus produtos não contribuam com o desmatamento, além de apoiar iniciativas que colaborem com a manutenção da floresta viva no território da Amazônia Legal. A empresa é a única rede varejista a assinar o documento e além do Movimento Impacto Amazônia, o Grupo Carrefour Brasil já faz parte das frentes Ambição NetZero e Conexão Circular também do Pacto Global – Rede Brasil.

“Como líder no setor, reconhecemos nossa responsabilidade junto a sociedade para além das nossas operações, por isso nossa estratégia de ESG contempla a proteção de ecossistemas vitais, por meio de práticas e soluções colaborativas, promovendo uma cadeia de produção responsável, objetivos em total sinergia com o Movimento Impacto Amazônia. Estamos convencidos de que, se unindo às mais de 2 mil empresas signatárias do Pacto Global no Brasil, podemos contribuir de maneira mais efetiva com um futuro mais sustentável”, declarou Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade do Grupo.

Entre as inúmeras práticas adotadas pela companhia que convergem com o propósito do Movimento Impacto Amazônia estão os compromissos de rastreabilidade e conformidade da carne bovina originada na Amazônia. Outra iniciativa é o Fundo de Florestas, que prevê, até 2027, o investimento de R$ 50 milhões em iniciativas da sociobiodiversidade e melhoria de processos produtivos com abordagem regenerativa. Além disso, a terceira frente da agenda de florestas é o Programa Floresta Faz Bem, que oferta em suas lojas produtos desenvolvidos por povos indígenas e comunidades tradicionais.

O Grupo também participa ativamente em coalizões com stakeholders da cadeia produtiva, como Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Consumer Goods Forum, Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, e Rede Origens, e é signatário do Protocolo Boi na Linha.

“O Grupo Carrefour Brasil está comprometido com o combate ao desmatamento em suas cadeias de suprimentos. Este tipo de ação faz uma conexão direta com as metas do Movimento Impacto Amazônia, criado pelo Pacto Global – Rede Brasil e a adesão é propícia para mudanças reais e efetivas”, comenta Mônica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil.

Leia Mais

Outras Notícias