sexta-feira, abril 18, 2025

SingularityU Brazil traz ao país competição global de startups para propor soluções ao setor de energia

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Startups com soluções disruptivas para o setor de energia estão convidadas a participar da mais nova iniciativa da SingularityU Brazil (parceira da principal universidade do Vale do Silício no Brasil): o Global Impact Challenge (GIC), competição internacional de startups de impacto. O objetivo é identificar e impulsionar soluções audaciosas para grandes desafios globais. O foco central da edição será o setor de energia. O tema está em destaque, uma vez que o Brasil ocupa a 7ª posição neste mercado no mundo. Em 2024, a matriz energética nacional alcançou 84,49% de fontes renováveis, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Organizado pela Singularity University desde 2010 em diversos países, esta é a primeira vez que o desafio é realizado no Brasil. Podem participar do Global Impact Challenge empreendedores com startups já estabelecidas (em fase de ideação, protótipo, MVP ou piloto) e que tenham interesse em apresentar suas soluções inovadoras para o desafio de energia. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias e modelos de negócios que transformem o futuro do setor. A competição não se limita à criação de soluções, mas visa construir um futuro mais sustentável e promissor para toda a humanidade.

As inscrições para o Global Impact Challenge Brazil já estão abertas e podem ser feitas até junho. Após este período, serão selecionadas as 10 soluções mais inovadoras para participar do Pitch Day, agendado para julho. Nesta etapa, os finalistas terão a oportunidade de apresentar suas ideias a um painel de especialistas e investidores. Os três projetos de maior destaque serão escolhidos para representar o Brasil no Global Impact Awards, premiação que acontecerá em dezembro, proporcionando visibilidade internacional e a chance de concorrer a reconhecimento global.

Glaucia Guarcello, diretora-executiva da SingularityU Brazil (SU Brazil) e de Novos Negócios da HSM, ecossistema de educação corporativa, destaca que participar do Global Impact Challenge oferece uma série de benefícios “valiosos” para as startups selecionadas. “Os empreendedores terão a oportunidade de interagir e aprender com experts de nível mundial e especialistas em tecnologia, além de realizar uma imersão no Vale do Silício, conectando-se a uma rede exclusiva de mentores e investidores”.

Para o CEO da HSM e da SU Brazil, Reynaldo Gama, tal vivência ainda deve impactar o mindset dos empreendedores. “É uma experiência exponencial, necessária não apenas para impulsionar o crescimento e o impacto das respectivas startups, mas identificar novos mercados e oportunidades para que possam expandir, inclusive, operações internacionalmente”.

Critérios

Para participar do Global Impact Challenge, os interessados devem atender a alguns critérios e seguir um processo de inscrição detalhado. É necessário ter fluência em inglês, ser fundador de uma startup já estabelecida e ter disponibilidade para viajar ao Vale do Silício (Califórnia, EUA) para participar do Global Impact Awards, além de se comprometer a participar de todo o programa. O processo de inscrição inclui o preenchimento de um formulário completo, envio de currículo atualizado, um vídeo de apresentação sobre a inspiração e o plano para um mundo melhor, e um pitch detalhando a solução para o desafio global de energia.

As soluções submetidas serão avaliadas com base em critérios como o alinhamento com o tema do desafio de energia, a viabilidade técnica, econômica e social da solução, a validação de mercado da startup, o potencial empreendedor e inovador, e a experiência de liderança do candidato. Para mais informações, acesso o portal sobre o GIC no Brasil pelo link.

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