sexta-feira, abril 18, 2025

Schmersal aumenta em 52% o orçamento para programas de inclusão

Compartilhar

A Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, com mais de 75 anos de história e mais de 55 anos no Brasil, está aumentando em 52% os investimentos em programas que privilegiam a inclusão, a responsabilidade social e as boas práticas de governança. Tal crescimento garante não apenas a continuidade dos programas já existentes, como também reforça o compromisso da Schmersal de continuar investindo em projetos que promovam o acolhimento, o bem-estar e a diversidade dos colaboradores.

Reconhecida no Ranking GPTW Indústria 2024 como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, a Schmersal está sempre preocupada com o desenvolvimento de políticas voltadas para o bem-estar dos seus funcionários, contribuindo para a construção de um ambiente mais saudável, produtivo e inclusivo. “O desenvolvimento de um modelo de trabalho mais acolhedor e colaborativo está no DNA da Schmersal, por isso estamos constantemente aperfeiçoando os projetos já existentes à medida que testamos e implementamos projetos mais inovadores”, disse Cíntia Baldini, gerente de Pessoas e Cultura da Schmersal.

Entre os programas de maior sucesso da empresa está o atendimento psicológico com intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os colaboradores que possuem algum tipo de deficiência auditiva, reforçando o compromisso da empresa de “escutar de todas as formas”. Ao todo,são duas psicólogas disponíveis durante o expediente, sendo que uma atende com o auxílio de um intérprete. Além disso, a empresa disponibiliza cursos de Libras para os colaboradores, de forma que toda a comunidade surda se sinta acolhida no ambiente de trabalho.

Além desse destaque, a Schmersal desenvolve diversas iniciativas que reforçam seu compromisso com a inclusão, responsabilidade social e sustentabilidade. Confira alguns exemplos:

Biblioteca própria: visa facilitar o acesso e incentivar os colaboradores a lerem mais. O objetivo é promover a leitura, a educação e a confiança, permitindo que os profissionais retirem os livros, registrem em um sistema próprio e devolvam quando quiserem. A organização tem um acervo de aproximadamente 2 mil livros e deve ampliar ainda mais nos próximos anos.

Projeto Oxigênio: nasceu do compromisso da Schmersal em neutralizar suas emissões de CO2, com foco em duas frentes principais: redução das emissões e compensação dos gases de efeito estufa (GEE).

Redução do consumo de água: na Schmersal Brasil, cerca de 2/3 de toda a água consumida provém da coleta de água da chuva, que é reutilizada em áreas específicas da empresa. Além disso, substituímos todas as torneiras, vasos sanitários, privadas e chuveiros por versões de baixo consumo e instalamos tecnologias avançadas em todos os pontos de consumo.

Combustível verde: A Schmersal determinou que todos os automóveis de sua frota sejam abastecidos exclusivamente com etanol, contribuindo para a redução das emissões de gases que intensificam o aquecimento global.

Prédio LEED: A Schmersal Brasil possui um edifício administrativo sustentável e energeticamente eficiente, projetado para priorizar a saúde e o conforto dos usuários, além de respeitar o meio ambiente. Localizado em Boituva, a 116 km de São Paulo, este prédio foi o primeiro da região a receber a certificação LEED Gold, uma das mais prestigiadas classificações para construções ecológicas.

Formare: A Schmersal Brasil estabeleceu em sua unidade de Boituva a Escola Formare, uma iniciativa que oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda, com idades entre 14 e 18 anos. A sala de aula foi montada dentro das instalações da empresa, promovendo a integração entre educação, formação profissional e indústria.

Voluntariado: Desde 2010, a Schmersal desenvolve programas de voluntariado por meio do Projeto Elevação em instituições de Boituva, como a APAE, o Lar São Vicente, Casa Abrigo e cursos profissionalizantes para toda a comunidade. Recentemente, novas ações foram implementadas, incluindo causas voltadas para a proteção animal e doação de sangue para o Hemocentro de Jaú, em parceria com o Rotary Club.

Na Moral: Em parceria com a Prefeitura de Boituva e o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto tem como objetivo ministrar aulas de ética e cidadania para alunos do 5º ano da rede pública estadual, formando cidadãos críticos e conscientes. As aulas são realizadas semanalmente durante o ano letivo, em formato de oficinas extracurriculares conduzidas por colaboradores da Schmersal, que atuam como educadores voluntários, dedicando seu tempo e conhecimento.

Leia Mais

Outras Notícias