Em meio a um setor tradicional como o de fertilizantes, a Cibra vem se destacando pela forma como tem transformado sua operação com base em tecnologia, inovação, sustentabilidade e uma cultura organizacional voltada para propósito.
Albérico Souza, Diretor Administrativo da companhia, explica que “temos uma visão de negócios bastante voltada para a inovação. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos produtores, tanto os de hoje quanto os das novas gerações”.
Essa proximidade passa pelo investimento em tecnologias de ponta. Um exemplo disso é o lançamento do Jarilo — uma plataforma social gratuita voltada ao agronegócio. “O produtor se cadastra e pode usar inteligência artificial para tirar dúvidas, receber sugestões e até identificar doenças nas plantas por meio de imagens. Além disso, como é uma rede social, ele pode interagir com outros produtores e especialistas”, detalha o executivo.

A ferramenta usa IA generativa e convencional, incluindo integração com o ChatGPT, e já conta com mais de 1.500 usuários em apenas quatro meses de funcionamento. O conteúdo é personalizado conforme a cultura agrícola, e a IA oferece orientações específicas, inclusive com cálculos de uso de fertilizantes. Entre as inovações, também se destaca a Cibele, assistente virtual da Cibra, que ganhará mais recursos de IA possibilitando que o próprio cliente acompanhe seu pedido, logística e condições de pagamento com maior autonomia.
Internamente, a empresa tem investido em automação e inteligência artificial para tornar seus processos mais eficientes. Um exemplo é o Fertisuka — sistema de formação de preço e análise de viabilidade de vendas, que utiliza dados de mercado e históricos internos para uma precificação mais estratégica. “Esse é o apelido carinhoso do nosso sistema de parametrização de produto”, brinca Alberico.
Tecnologia para todos os lados
A tecnologia permeia todos os níveis da operação. A Cibra adotou o modelo work from anywhere desde a pandemia e, hoje, todas as suas soluções corporativas — de ERP a CRM e Data Lake — rodam na nuvem da Azure. “Nós não temos mais escritórios físicos. Toda a nossa operação administrativa é remota, com equipes espalhadas pelo Brasil”, conta Albérico.
Nos últimos três anos, a empresa percorreu uma jornada robusta de modernização tecnológica. Um marco importante foi a migração bem-sucedida para o SAP S/4HANA, que se tornou um case global apresentado no SAP Forum, na Alemanha. “Não tivemos um único dia de parada no faturamento durante a migração”, destaca Alberico, com orgulho.
A empresa também utiliza soluções como Salesforce e ServiceNow, que permitem construir bases de conhecimento para análises futuras e integração mais eficiente entre os setores.
Hoje, cerca de 30 profissionais estão diretamente dedicados à área de tecnologia da Cibra, além de uma rede de parceiros e contratos SaaS para suportar a infraestrutura digital da empresa.
Esse modelo exige uma gestão voltada para resultados e baseada em valores. “Nós contratamos por valores. E, com nossos rituais diários, como o Diálogo Diário de Eficiência, mantemos todos alinhados e engajados”, explica. O resultado é um índice de adesão ao home office que chegou a 98% em uma pesquisa interna. “Vendemos nossos escritórios e seguimos com o modelo remoto desde então.”
ESG e impacto social real
Com um setor constantemente pressionado por práticas mais sustentáveis, a Cibra leva a pauta ESG muito a sério. A empresa criou a ferramenta “Mandou Bem”, que coleta ideias dos colaboradores com foco em sustentabilidade. Foi assim que nasceu o “Big Bag Sustentável”, iniciativa premiada que resultou na produção de embalagens 100% recicláveis.
Outra frente é o “Econômetro”, plataforma que mede as economias geradas e o impacto ambiental de ações internas. “Estamos correndo na frente para nos adequar a esse novo momento do mercado, em que sustentabilidade e tecnologia caminham juntas”, pontua o diretor.
A empresa também se orgulha do programa Gente que Transforma, no qual os próprios colaboradores lideram ações sociais — de doação de livros a visitas em escolas e abrigos. “No ano passado, 99% dos nossos colaboradores participaram de ações sociais. E tudo isso no tempo de trabalho, com apoio logístico e financeiro da empresa. A Cibra dobra qualquer valor doado por colaboradores”, ressalta.
Um time conectado pelo propósito
Hoje, a Cibra conta com cerca de 1.600 colaboradores, sendo 330 na área administrativa, todos atuando de forma remota. A coesão da equipe vem da forte cultura organizacional, guiada por onze princípios e um manifesto assinado pela presidência. “Cultura, propósito e alinhamento são o que nos mantêm unidos, mesmo sem estarmos fisicamente juntos.”
Ainda em 2025, a Cibra pretende lançar uma nova plataforma de gente e gestão com inteligência artificial, reforçando o compromisso com a excelência também na gestão de pessoas.]
“Com um olhar firme no futuro e os pés fincados no presente, a Cibra aposta na tecnologia, na colaboração e no engajamento social para se consolidar como uma das líderes em fertilizantes no Brasil — e uma referência de como a inovação pode transformar um setor inteiro”, explica.
Com foco total no cliente, Alberico revela que a empresa está em fase avançada de desenvolvimento de novas soluções digitais. “A Cibra terá lançamentos em breve. Estamos trabalhando em novos produtos e vamos seguir evoluindo com a nossa plataforma de inteligência artificial. Essa plataforma será integrada a toda a operação de vendas e atendimento da empresa, prometendo uma experiência ainda mais fluida e inteligente para os produtores rurais”, finaliza.