segunda-feira, abril 14, 2025

KLM inicia construção do primeiro hangar sem uso de gás natural

Compartilhar

A KLM, a Transavia (subsidiária da aérea holandesa), e o consórcio de construção Visser & Smit Bouw | Croonwolter&dros deram um passo importante rumo a um futuro mais sustentável para a aviação com o início das obras do novo KLM E&M Tech Center e da Transavia Greenbase, localizados no Hangar 10, no Aeroporto de Amsterdam Schiphol. No dia 7 de abril, todos os parceiros envolvidos celebraram simbolicamente o começo da construção da nova oficina da Transavia. A fase dedicada à KLM terá início ainda este ano. Esta será a primeira vez que os processos de manutenção de aeronaves da KLM e da Transavia acontecerão sob o mesmo teto.

“O início das obras do KLM E&M Tech Center e da Transavia Greenbase marca um avanço significativo na nossa jornada em direção à inovação e à eficiência. Hoje lançamos, literalmente, as bases de um novo hangar energeticamente eficiente, que oferecerá um ambiente de trabalho moderno para as equipes envolvidas na manutenção das novas aeronaves Airbus da KLM e da Transavia. A renovação da frota exige mais do que novos aviões — requer também a modernização de nossa infraestrutura e a capacitação contínua das equipes. Estamos colaborando de forma construtiva com o consórcio Visser & Smit Bouw e Croonwolter&dros e confiantes no progresso deste projeto, cuja entrega está prevista para 2026”, destaca Sylca Vellinga, Vice-Presidente de Gestão de Infraestrutura da KLM

Primeiro edifício livre de gás natural em Schiphol-East

Construído na década de 1960, o Hangar 10 possui cerca de 14.500 m² e passará por uma modernização completa para se adequar às necessidades atuais de operação. A nova estrutura contará com um layout aberto e iluminação natural abundante, proporcionando um ambiente ideal para a manutenção das aeronaves da Transavia, bem como para o funcionamento do novo centro técnico da KLM.

Além da renovação do hangar, também serão construídos dois novos prédios administrativos, que acomodarão as equipes da KLM e da Transavia — somando aproximadamente 27.000 m² de área construída.

Este será o primeiro hangar da companhia livre de gás natural em Schiphol-East — ou seja, a edificação deixará de utilizar esse recurso para aquecimento ou qualquer outra operação. O novo complexo será certificado pelo selo internacional BREEAM, que avalia o desempenho ambiental e energético de edificações

KLM e Transavia, juntas em um mesmo hangar

Pela primeira vez, a KLM e a Transavia compartilharão um mesmo espaço para a manutenção de suas aeronaves — uma iniciativa que reforça a sinergia entre as duas companhias. Além disso, no início deste ano, a KLM deu início à construção do centro de treinamento The Link, que abrigará cinco simuladores de voo voltados à formação de pilotos de ambas as empresas.

Leia Mais

Outras Notícias