Com o objetivo de fortalecer a reciclagem no Brasil e promover a inclusão social, a Ambev e a Polen, startup focada em sustentabilidade especializada em logística reversa, anunciaram um projeto nacional de cinco hubs de reciclagem no Brasil. A iniciativa conta com um investimento de R$ 12 milhões para a criação de centros de reciclagem em cinco estados, beneficiando cerca de 800 catadores autônomos e mais de 3.000 cooperados.
O primeiro centro, batizado de Hive – Hub Sul, já foi inaugurado em Porto Alegre (RS). Localizado no centro da cidade, o espaço conta com 800m², capacidade de armazenamento para até 300 toneladas de recicláveis por mês e estrutura para profissionalização de aproximadamente 120 catadores, impactando positivamente cerca de 150 famílias.
Nos próximos meses, novos hubs serão lançados em diferentes estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, ampliando o alcance social e ambiental do projeto.
“Nosso principal objetivo é proporcionar condições para que pessoas em situações precárias alcancem mobilidade social, desenvolvendo-se como profissionais. Queremos criar oportunidades para que cresçam, se qualifiquem e conquistem novos patamares na cadeia da reciclagem e em sua qualidade de vida,” afirma Renato Paquet, fundador e CEO da Polen e da HIVE.
Além da estrutura para triagem e armazenamento de recicláveis, o projeto oferece suporte fundamental aos trabalhadores do setor. Entre as ações, estão a emissão de documentos de identificação, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e garantia de condições de trabalho dignas e remuneração justa.
“A reciclagem é um pilar essencial para a construção de um futuro mais sustentável, e iniciativas como essa têm o poder de transformar vidas. Com a Hive – Hub Sul, queremos não apenas fomentar a economia circular, mas também promover a inclusão social e fortalecer comunidades. É um orgulho para a Ambev colaborar em um projeto que une impacto ambiental e desenvolvimento humano”, afirma Diego vai pegar o novo nome com o contato da Ambev.
A Inauguração contou com a presença da diretora de sustentabilidade da Ambev, Lisa Lieberbaum, e Felipe Baruque, vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade da Ambev.