A Technofibra, empresa do Grupo Technocoat, focada na produção de fibras celulósicas de alta qualidade (fibras naturais derivadas de plantas, usadas na fabricação de papel e têxteis), anunciou parceria com a Tetra Pak para desenvolver soluções de reciclagem de embalagens longa vida. O objetivo da iniciativa é ampliar as taxas de reciclagem dessas embalagens concretizando a economia circular.
A parceria foi apresentada em evento interno da Technofibra, que contou com a presença de João Paulo Metring, gerente de sustentabilidade da Tetra Pak. Ele apresentou aos colaboradores da Technofibra informações sobre a Tetra Pak e o mercado de embalagens e sustentabilidade, destacando a importância da Technofibra que trabalha com desagregação de embalagens multicamadas. Uma caixa longa vida de leite, por exemplo, é composta por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio. A Technofibra consegue separar os 75% de papel dos outros materiais, otimizando o volume de matéria-prima reciclada. Por sua vez, o plástico-alumínio, que se torna um material único, é destinado a outras cadeias recicladoras para o beneficiamento e a transformação em novos produtos.
“Atuaremos na separação do papel com um processo diferenciado e inovador”, pontua Guilherme Battaglia, Gerente Comercial e Marketing na Technofibra. A tecnologia envolve equipamentos projetados por profissionais que fazem parte da equipe de colaboradores. Tal expertise permite maior capacidade de desagregação em comparação com a concorrência, aumentando o volume de matéria-prima reciclada.
A Technofibra possui capacidade para processar 3,7 mil toneladas desse material, resultando em 2,5 mil toneladas de fibra celulósica e 800 toneladas mensais de Technoplast – um composto de alumínio e polietileno, utilizado por fabricantes de casinhas para animais domésticos, além de produtores de telhas, placas e pallets ecológicos, por exemplo. Além disso, a Technofibra consegue armazenar 2 mil toneladas de matéria-prima e 1 mil toneladas de produtos acabados.
Ciclo sustentável – O processo começa através da coleta seletiva nos municípios, que destinam os materiais recicláveis para cooperativas, onde é feito a segregação das embalagens longa vida e de outros tipos de materiais. Em seguida, a Technofibra, a partir da parceria com a Tetra Pak, adquire as embalagens dessas cooperativas, oferecendo condições comerciais mais justas e favoráveis do que o padrão de mercado, com prazos de pagamentos reduzidos. Assim, incentiva o início da cadeia, visando promoção de impacto social.
Por meio de incentivos como esse, a Tetra Pak fomenta a reciclagem das suas embalagens, evitando que sejam destinadas para aterros sanitários. “Para a Tetra Pak, a sustentabilidade é a própria estratégia e, por isso, seguimos atuando com parceiros que fortaleçam a coleta seletiva. A parceria com a Technofibra nos deixa entusiasmados, porque é a concretização da nossa visão de economia circular. Essa iniciativa conjunta tem potencial para fortalecer nossa taxa de reciclagem, além de agregar maior valor ao longo de toda a cadeia de coleta”, pontua João Paulo Metring.
Esse acompanhamento é feito pela Tetra Pak por meio do projeto Conexões, que conta com consultores especializados e espalhados por todas as regiões do Brasil com o objetivo de fomentar, fortalecer e ampliar a cadeia de reciclagem. A iniciativa oferece consultoria sobre reciclabilidade, capacitando as cooperativas com educação ambiental, além de facilitar parcerias para compra e venda de materiais e promover a conscientização pública.
Reciclagem possível – A parceria busca, além do fomento à economia circular, fortalecer a informação de que as embalagens Tetra Pak são recicláveis. “As caixinhas voltam ao processo produtivo em forma de fibra celulósica e dão origem a novas embalagens, fomentando a economia circular”, explica Guilherme.
Como parte dos esforços de fortalecimento da sustentabilidade, a Technofibra pretende desenvolver projetos de educação ambiental, como ações de visitas de jovens à fábrica da Technofibra e premiação para as instituições participantes.