sexta-feira, abril 4, 2025

Ibema registra economia de 6 mil litros por hora no consumo de água com projeto de monitoramento e pequenos reparos

Compartilhar

Buscando otimizar o consumo de água e ampliar o reuso desse recurso fundamental para a produção de papelcartão, a planta industrial de Turvo da Ibema vem apostando em um formato de monitoramento contínuo dos processos, que vai desde um estudo aprofundado dos pontos de abastecimento até a realização de manutenções corretivas dos equipamentos. Liderado por um grupo de seis colaboradores, o projeto iniciou-se em junho de 2024 e alcançou resultados significativos com baixo custo.

“Reunimos membros dos times de produção, meio ambiente, utilidades, manutenção e processos. Também envolvemos os colaboradores da área de produção. A equipe realizava encontros semanais e adotava ferramentas de gestão como brainstorming, priorização 9-3-1, cinco porquês, diagrama de causas e efeitos. Assim, mapeamos os principais pontos de consumo, identificamos possibilidades de redução e elaboramos um plano de ação”, explica Ailton Júnior, coordenador de utilidades da Ibema e líder do projeto.

Além do efeito de conscientização, o projeto rendeu melhorias práticas dentro da fábrica, como a adequação nos chuveiros da máquina de papel, componente que realiza a limpeza das telas, a ampliação do controle de consumo do refinador e o monitoramento mais preciso. Os estudos realizados pelo grupo também nortearam adequações em vazamentos, tanto em gaxetas de bombas em geral como em lavatórios da fábrica.

Outro exemplo de boa prática aplicada pelo projeto foi o monitoramento feito pelas equipes de limpeza. Ao realizar a higienização das áreas e detectar possíveis vazamentos, eles reportam ao setor de manutenção, agilizando o reparo e minimizando o desperdício.

Em conjunto, as medidas fizeram com que a média de consumo caísse de 146 m³/h para 140m³/h. O número representa menos da metade do volume de água que é outorgado para a Ibema utilizar em seus processos de Turvo, no interior do Paraná.

Ao longo de 2025, o projeto será monitorado continuamente, sempre com o objetivo de manter a redução alcançada no ano passado. “A Ibema tem uma preocupação contínua com o uso consciente da água e nossos esforços para otimizar o consumo começaram há mais de 20 anos dentro da companhia. Os resultados que estamos colhendo agora são frutos de uma longa construção”, finaliza Júnior.

Leia Mais

Outras Notícias