A consultoria empresarial Mirow & Co. é a mais nova empresa certificada pelo Sistema B no Brasil, um reconhecimento do impacto social, ambiental e econômico de suas ações no mercado. A certificação foi conquistada em março, o mês de celebração das instituições que compõem o movimento B globalmente, reiterando seu compromisso por uma economia que alia o lucro ao propósito.
“Fundamos a Mirow há uma década com a missão de levar grandes empresas a liderarem seus setores de forma inovadora e sustentável, praticando em nossa própria gestão ações que visam impactar a sociedade e o mundo em um contexto de intensa mudança climática e social. Integrar oficialmente o movimento global de empresas pela economia B é prova de que não só fizemos corretamente, até aqui, mas de que seguimos rumo a esse horizonte”, afirma Andreas Mirow, fundador da consultoria.
O Sistema B reúne, atualmente, mais de 9.600 empresas que promovem o triplo impacto (social, ambiental e econômico) em todo o mundo, 328 no Brasil. Essas organizações estão em 102 países, em um movimento em prol de uma economia mais justa, representada na marca B, que significa “benefícios para todos”.
Para pleitear a certificação, a empresa interessada se submete a uma avaliação ampla do Sistema B, comprovando com documentação as evidências de suas ações em vigência. Tais práticas devem demonstrar que o negócio considera a opinião de todos os seus públicos nas tomadas de decisões, influenciando toda a cadeia de valor.
“Oficialmente integramos uma comunidade global que opera no mercado guiada pelo propósito de que tudo o que fazemos tem resultados sociais, ambientais e econômicos, a ponto de levarmos essa visão também para nossos clientes, que integram diferentes indústrias e importantes papeis na economia”, comenta Elmar Gans, sócio-fundador da consultoria.
Com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma rede de parceiros em diferentes países, a Mirow & Co. opera há mais de uma década no Brasil, atendendo empresas de setores como energia, papel e celulose, automotivo e agronegócio, entre outros, com projetos voltados para a nova economia. O time atua em práticas como estratégia corporativa; inovação; marketing, vendas e pricing; operações e supply chain; digital; pessoas e organização; transformação, turnaround e M&A; e adaptação climática e sustentabilidade.
O Sistema B reconhece empresas que se comprometem com alto padrão de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência. A Mirow & Co. demonstrou esses quesitos em categorias como robustez e transparência na governança, valorização dos colaboradores, impacto gerado nas comunidades, sustentabilidade ambiental e engajamento dos seus clientes. A cultura de meritocracia e empatia da consultoria, evidenciada também pelo selo Great Place To Work, e sua política Net Zero, que compensa 100% das suas emissões de gases de efeito estufa, tiveram destaque na avaliação.
“Tais práticas integram a cultura Mirow, que alia altos investimentos em recursos intelectuais e o espírito de felicidade que nos permeia. Essa combinação se traduz em nosso modo de trabalho, na visão de mundo e no relacionamento com os clientes. Nosso compromisso é estender a todos esses mesmos valores de equilíbrio, agora chancelado pelo Sistema B”, destaca o sócio Felipe Diniz, um dos líderes da Mirow & Co.