quinta-feira, abril 3, 2025

Estação Santa Cruz inaugura novo Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

Compartilhar

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a ViaMobilidade, inaugurou uma sala sensorial voltada para pessoas autistas e neurodivergentes na estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás do metrô.

Projetado pela arquiteta Ana Paula Chacur, o novo espaço foi criado para acolher passageiros que enfrentam crises sensoriais durante suas viagens. A sala conta com isolamento acústico, controle de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, garantindo um ambiente seguro e confortável para a regulação sensorial.

“Nosso compromisso é tornar São Paulo cada vez mais acessível e inclusiva. A inauguração dessa sala sensorial representa um grande avanço para que pessoas autistas e neurodivergentes tenham um transporte público mais acolhedor”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A iniciativa amplia as políticas de acessibilidade no transporte público e integra um conjunto de ações voltadas à inclusão. Além da sala sensorial, a estação Santa Cruz agora também conta com um Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, que oferecerá atendimento presencial e on-line, esclarecimento de dúvidas e pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.

A Linha 5-Lilás atende cerca de três mil pessoas com deficiência por mês e já dispõe de diversas soluções de acessibilidade, como pisos e rotas táteis, elevadores, rampas de fibra de vidro, mapas em braile, assentos preferenciais e banheiros adaptados. Além da nova sala sensorial na estação Santa Cruz, espaços semelhantes já estão em funcionamento nas estações Pinheiros, Tatuapé e Barra Funda.

“Para nós, da ViaMobilidade, essa inauguração reforça nosso compromisso com a inclusão e o impacto social positivo. Queremos proporcionar experiências cada vez melhores para os milhares de passageiros que utilizam nossas linhas de metrôs e trens”, afirmou Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

Leia Mais

Outras Notícias