quarta-feira, abril 30, 2025

Instituto Coca-Cola Brasil capacita 71 mil jovens para o mercado de trabalho e prevê ampliação de impacto para os próximos anos

Compartilhar

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), que atua na inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade social, anuncia a capacitação de 71 mil jovens, somente em 2024 por meio do Coletivo Online, iniciativa liderada pela organização. O número representa um crescimento de 55% em relação ao ano anterior. Considerando as parcerias públicas e privadas da instituição, também visando a qualificação e conexão com o mercado de trabalho, o impacto é ainda maior, são mais 76 mil jovens formados em 2024, totalizando 147 mil pessoas beneficiadas. Entre os impactados no geral, 62% são mulheres e 61% negros. 

Nos próximos anos, o ICCB prevê um crescimento ainda maior. A meta da organização é capacitar 1 milhão de pessoas até 2026 e 5 milhões até 2030, em especial jovens, mulheres e negros. Segundo Daniela Redondo, Diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, a perspectiva é ousada, diante do desafio social que há no Brasil, mas é possível. “Atualmente, dos 45 milhões de jovens que temos no Brasil, 31 milhões são de baixa renda. Em 2024, com as nossas iniciativas próprias somadas as nossas parcerias, formamos 46% mais jovens do que em 2023 e nossa projeção é que esse resultado continue crescendo”, afirma. “Estamos em uma curva exponencial, que tem como grandes aliadas as conexões com diferentes organizações e as plataformas digitais”, destaca. 

Mindset digital e inteligência de dados 

Pouco antes da pandemia, o ICCB já planejava migrar suas iniciativas para o ambiente online, visando aumentar a capacidade nacional de impacto. Com a pandemia, a mudança foi acelerada. 

As aulas do Coletivo Online, que tem como intuito auxiliar os participantes a entender o mercado de trabalho e dar dicas sobre como elaborar currículo, se comportar em entrevista e se organizar profissional e financeiramente, se tornaram acessíveis a todos, podendo ser feitas a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir do ambiente digital de preferência do participante, seja por meio do WhatsApp, da plataforma online e do aplicativo, este último com previsão de ser disponibilizado ao público no mês de abril. A linguagem foi adaptada ao comportamento do jovem, que prefere conteúdos mais curtos e diretos. No total, são 12 vídeoaulas, baseadas no conceito de “nanolearning” (pílulas de conteúdo). Ao final os jovens recebem um certificado e podem se cadastrar em uma comunidade que oferece vagas exclusivas para os formandos. 

Com a mudança de modelo, a capilaridade territorial aumentou em mais de 8.000%. A capacitação que, antes, concentrava-se em 14 estados e no DF, se tornou possível em todos os 26 estados do país. “Hoje, conseguimos impactar jovens em mais de 4 mil municípios”, ressalta Daniela. 

Alta taxa de empregabilidade 

Além da ampliação no número de pessoas beneficiadas com a iniciativa de inclusão produtiva, a taxa de empregabilidade é alta. Mais da metade dos participantes (53%), conquistam emprego em até seis meses após a conclusão do curso. Os dados de empregabilidade foram apurados pela Plan Eval, consultoria de pesquisa externa. 

“Essa porcentagem é impactante, em função do volume de 71 mil pessoas formadas por meio de programas liderados internamente”, afirma a Diretora-executiva do ICCB. “São conquistas que nos orgulham e nos motivam a seguir adiante na luta pelo empoderamento econômico dos jovens, pela inclusão social, pela diversidade e pela geração de renda e oportunidades.”, finaliza. As informações completas sobre o impacto do Instituto Coca-Cola Brasil podem ser acessadas no Relatório Institucional 2024, clicando aqui

Leia Mais

Outras Notícias