A entidade de assistência social Leo Social se uniu com sua empresa mantenedora, a Leo Madeiras, principal distribuidora de materiais para marcenarias e indústrias de móveis do Brasil, para apoiar a reforma e a reconstrução das moradias de três colaboradores de uma loja associada à Rede Leo, cujas casas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado.
As reformas foram realizadas nas casas de Vladmir Santos da Rocha (62) e Cedemir Ribeiro de Lima (46), moradores dos bairros Mathias Velho e Niterói, na cidade de Canoas. Ambos receberam materiais como portas, janelas, batentes, pisos e forro, além de itens de pintura e elétrica. Os próprios colaboradores e suas redes de apoio conduziram as obras.
Já a residência de Fortunato Vieira dos Santos (52), morador do bairro Sarandi, na capital gaúcha, precisou ser reconstruída do zero, uma vez que ficou submersa por vários dias. A obra foi realizada por uma construtora contratada pela Leo Madeiras. A iniciativa foi concluída ao longo dos meses de dezembro de 2024 e janeiro deste ano.
“Senti a esperança voltar quando tive a informação que receberia uma nova casa. Minha família e eu somos muito gratos, e falamos o quanto a Leo foi mais que uma empresa ao olhar para nós no momento em que o desespero tomou conta”, comemora Fortunato.
O Leo Social também disponibilizou um assistente social para oferecer suporte individualizado a Fortunato, Cedemir e Vladmir e suas famílias, garantindo acolhimento e atendimento às necessidades emergenciais.
Além da reforma e reconstrução das casas dos três colaboradores gaúchos, a varejista e a entidade produziram e doaram gabinetes de cozinha para 90 famílias de Canoas impactadas pelas chuvas, e apoiaram a reconstrução da Livraria Taverna, importante ponto cultural de Porto Alegre que também foi severamente atingido pelas enchentes.
Com um investimento em torno de R$ 400 mil em ações no estado, a iniciativa reforça o compromisso da Leo Madeiras e do Leo Social com o bem-estar e a segurança de seus funcionários.
“Promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna significa estarmos presentes também nos momentos de maior vulnerabilidade. Participar de ações voluntárias em resposta a catástrofes naturais reflete nosso comprometimento com a responsabilidade social, a solidariedade e o impacto positivo”, explica Fernanda Canal, diretora do Leo Social.
“Esse cuidado de ligar, conversar e estar próximo de mim e da minha família só aumenta a gratidão por pertencer a uma empresa que realmente se importa com seus colaboradores”, destaca Cedenir Ribeiro de Lima.
Já Vladmir reforça que a atenção da Leo Madeiras nesse momento difícil para todos os gaúchos foi mais uma certeza do quanto a empresa tem um cuidado genuíno com todos. “Este apoio foi o que precisávamos para não nos deixarmos abater e recomeçarmos com a força necessária”, conclui.