Diante da crescente urgência climática e da importância da Amazônia para o futuro do planeta, o Hub de Inovação Climática (HIC) surge como uma iniciativa pioneira para impulsionar startups que desenvolvem soluções inovadoras para os desafios ambientais da região. Nesta semana, o HIC anunciou as 15 startups selecionadas para participar do programa de aceleração da iniciativa.
O processo de seleção do HIC foi altamente competitivo. Com inscrições abertas até 10 de março, o programa recebeu mais de 100 candidaturas de startups que atuam na região amazônica. Após um rigoroso processo de avaliação, as startups selecionadas são:
Acelera ESG
Amazon Rhiira
Amazônia Agroflorestal
Apoena Bioindustrial Ltda
Cacaus Biocosméticos
Engenho Café e Açaí
Flor de Jambu
ForestiFi
Genera Bioeconomia
Horta da Terra
IKABEN
Reuse
Tekohá Cosméticos Regenerativos
UIKA
Zeno Nativo
As startups selecionadas terão a oportunidade de participar de um programa de aceleração de 5 meses, com mentorias, workshops e acesso a uma rede de parceiros estratégicos. A iniciativa busca conectar startups selecionadas a investidores, grandes empresas e oportunidades, garantindo suporte técnico, conexões relevantes e acesso a novos mercados. Além disso, as três startups mais bem avaliadas terão participação garantida na COP30 em Belém, com acompanhamento e acesso exclusivo a uma rede de networking com parceiros-chave.
Ana Hoffmann, líder da área de aceleração e inovação do Impact Hub São Paulo também pontuou um dos desafios enfrentados pelo programa: “Mesmo diante da urgência climática que o Brasil e o mundo estão vivendo, temos poucos negócios focados nesta temática. Ainda assim, tivemos mais de 100 startups inscritas. Isso mostra um setor atento à questão, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer para fortalecer o ecossistema de inovação climática no país. Com ações como esta, passamos a ter também acesso exclusivo a esses dados e vamos criando um panorama destes negócios em todo o Brasil.”
O Hub de Inovação Climática (HIC) é uma iniciativa vinculada ao Programa de Políticas sobre Mudança do Clima (PoMuC), que é financiado pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O PoMuC é implementado no Brasil pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que, em conjunto com o Impact Hub São Paulo, é responsável pela implementação do HIC e pela execução do programa de aceleração das startups. A iniciativa também conta com o suporte da Catal1.5°T, que oferece apoio técnico e estratégico para fortalecer modelos de negócio e expandir soluções climáticas.
A participação das startups na COP30 representa uma oportunidade única de exposição internacional, networking e colaboração com atores-chave da inovação climática global. Para Sonja Berdau, diretora do Programa PoMuC, iniciativas como o HIC são estratégicas para impulsionar soluções locais com impacto global:
“Apoiar empreendimentos inovadores na Amazônia é essencial para enfrentar os desafios da crise climática e promover desenvolvimento sustentável. O HIC mostra como a cooperação internacional pode fortalecer ecossistemas locais e ampliar o alcance de soluções que nascem nos territórios mais afetados pelas mudanças do clima.” Para mais informações sobre o Hub de Inovação Climática e suas iniciativas, acesse aqui