Para acelerar a carreira de mulheres em tecnologia e potencializar seus talentos, a TIM lança um novo programa de mentoria externa, desenvolvido em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas, a CMI Business Transformation e outras empresas referência no setor. A Mentoria para Mulheres em Tecnologia vem reforçar o compromisso da operadora com a equidade de gênero no mercado de trabalho. O objetivo é promover uma jornada de troca entre profissionais com diferentes vivências, além de empoderar, desenvolver e potencializar a representatividade em um segmento onde há oportunidades de maior equilíbrio de gênero. As interessadas poderão realizar a inscrição a partir hoje nos canais digitais da companhia.
A Mentoria para Mulheres em Tecnologia representa uma evolução do programa Mentoria Intercompany, que teve início em 2021 e já impactou diretamente mais de 440 mulheres de diferentes segmentos ao longo das 4 turmas. O novo formato, com foco tech, terá início em maio e foi pensado para fortalecer redes de apoio e suporte profissional, além de ampliar o diálogo sobre a equidade de gênero. Durante sete meses, as participantes passarão por um processo que inclui autoconhecimento, construção de networking, inspiradas por experiências de profissionais com mais vivência no setor. O programa contará com a participação de 15 duplas de mentora + mentorada, com 10 sessões 100% online, além de encontros como rodas de conversa com foco em carreira e competências digitais.
“Com o novo projeto de mentoria, estamos criando oportunidades reais para que mulheres possam se desenvolver, liderar e construir o futuro da tecnologia. Conectar conhecimentos e histórias é um movimento capaz de transformar realidades e fortalecer redes de inspiração e confiança. A partir dessa oportunidade de desenvolvimento profissional, tenho a certeza de que as participantes poderão ampliar a visão de carreira e construir juntas um legado de empoderamento, sororidade e inovação.”, comenta Maria Antonietta Russo VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
As mentoras selecionadas são mulheres que ocupam posições de liderança sênior ou executiva na TIM ou em empresas de tecnologia e inovação, que tenham com pelo menos 10 anos de experiência no mercado. “Contar com a participação destas profissionais com carreiras consolidadas em companhias estratégicas, torna a iniciativa ainda mais inspiradora e enriquece a jornada das mentoradas”, completa a executiva.
Para Fabi Saad, fundadora do ecossistema Mulheres Positivas, o programa e a parceria têm relevância estratégica dentro do mercado de trabalho. “A equidade de gênero na tecnologia é um desafio global, e iniciativas como essa são fundamentais para acelerar a presença feminina no setor. Criar conexões e oferecer mentoria para mulheres que querem crescer na área de tecnologia é uma forma concreta de impulsionar mudanças e abrir novas portas para futuras líderes.”
O projeto contará ainda com uma segunda fase, prevista para o segundo semestre, ampliando o seu impacto e promovendo transformação em outros setores da sociedade, como o agronegócio. A ideia é expandir ainda mais as oportunidades para maior representatividade de mulheres em setores diversos, reforçando o compromisso da TIM com a equidade de gênero.
Sobre a Mentoria para Mulheres em Tecnologia
O programa de mentoria será dedicado a mulheres que sejam profissionais de nível pleno, com três a seis anos de experiência no mercado nas carreiras de tecnologia, ou que estejam em processo de transição para o setor de tecnologia. É importante que as profissionais tenham disponibilidade para participar de todas as etapas, que acontecerá de maio a novembro, com 10 sessões de mentoria e 3 rodas de conversa. Todas as fases serão ao vivo e 100% online.
Para participar, é necessário fazer inscrição pelo hotsite (Link), de 28/03 a 08/04, preencher as informações e aguardar as etapas do processo de seleção. Além das sessões de mentoria, o programa prevê a criação de uma comunidade entre as participantes, bem como rodas de conversa coletivas com foco em carreira e acesso exclusivo a cursos no App Mulheres Positivas.
O programa de Mentoria para Mulheres em Tecnologia contará com a gestão técnica e curadoria da CMI Business Transformation, que também terá a responsabilidade do processo de matching das duplas de mentora e mentorada. Desta forma, será possível garantir a conexão estratégica entre perfis complementares e promover o máximo aproveitamento da jornada de desenvolvimento.
Vale destacar que as profissionais que realizarem sua inscrição, mas não forem selecionadas para serem mentoradas, terão acesso a ações específicas com foco em desenvolvimento, carreira e competências digitais, além de licenças premium do app Mulheres Positivas, que oferecem clube de benefícios, podcast semanal, ELASflix e conteúdos exclusivos, para além de cursos e vagas.