quarta-feira, abril 2, 2025

Lindoya Verão estende parceria com eureciclo e vai compensar 100% das embalagens vendidas

Compartilhar

A Lindoya Verão, uma das primeiras marcas de água a serem comercializadas no Brasil, com mais de 70 anos de história, une esforços e estende parceria com a eureciclo, empresa de impacto socioambiental que atua para transformar a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas, em prol de uma agenda mais limpa e sustentável. Em 2025, a marca que desde 2017 já compensava o que era exigido pela legislação, ampliou a parceria e para cada embalagem comercializada, outra será enviada para reciclagem. A expectativa é que mais de 2.7 milhões de toneladas de embalagens sejam enviadas para reciclagem neste ano, o que equivale a 180 bicicletas.

Dados da iniciativa conjunta que deu início em 2017 revelam em números a importância da gestão correta das embalagens pós-consumo: são mais de 2.7 toneladas de materiais enviados para reciclagem – certificadas por tecnologia que assegura a gestão adequada e legal dos resíduos e consolida o selo mais reconhecido pelos consumidores quando se trata de compromisso com a reciclagem: 75% dos consumidores reconhecem o selo eureciclo. Desde então 48 organizações de catadores e operadores de reciclagem foram beneficiadas pelos repasses. Os repasses no período atingiram parceiros nos estados AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PR, RJ, RS e SP.

E para destacar esse momento importante rumo a transição ecológica consciente, os selos da eureciclo que já estavam presentes nos rótulos das garrafas agora ganham maior visibilidade começando pela Linha Sense: 240 ml, 510ml e 1,5L e Linha Tradicional: 500ml e 1,5L e depois se estendendo para o restante das outras linhas da marca.

O selo eureciclo, utilizado nos produtos, sinaliza que para cada produto comercializado em todo o território brasileiro outro equivalente do mesmo peso e material é enviado para a reciclagem, ou seja, as embalagens PET Lindoya Verão, são reaproveitadas e centenas de organizações de catadores e operadores de todo o Brasil, terão um aumento em sua renda, garantindo a transformação de milhares de vidas.

A colaboração entre a Lindoya Verão e eureciclo fortalece a cadeia da reciclagem de embalagens de composição PET – Polietileno tereftalato – sendo atualmente o plástico mais reciclado em todo o mundo, e o Brasil possui posição de destaque nesse contexto. Enquanto a média nacional de reciclagem de plástico pós-consumo é de 25,6%, o PET alcança mais que o dobro, 56,4%, segundo o Censo da Reciclagem do PET no Brasil elaborado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET).

Se considerarmos que para produzir 1 litro de água engarrafada são gastos 3 litros de água no processo produtivo, podemos calcular 2.723.269 toneladas de plástico reciclado equivalem a:

181.551 bicicletas (considerando 15 kg cada)

8,17 milhões de litros de água economizados (o suficiente para mais de 112 anos de consumo de uma pessoa)

10.893.076 pares de tênis de corrida

A Head de Marketing da Lindoya Verão, Amanda Aguiar, destaca a importância da parceria: “A Lindoya Verão coloca a circularidade das embalagens pós-consumo no centro de suas práticas de governança corporativa, garantindo que materiais reciclados sejam reinseridos na produção. Com o apoio da eureciclo, conseguimos minimizar os impactos ambientais provenientes do uso do PET e, ao mesmo tempo, comunicamos a importância do reuso e a valorização de cada etapa da cadeia produtiva. Com esse compromisso de compensarmos 100% de nossas embalagens, estamos em busca de evoluir continuamente na causa sustentável, desenvolvendo projetos que impactem positivamente a cadeia de negócios em sua totalidade”.

Para Camila Vidal, head de marketing da eureciclo, “a ampliação da parceria com a Lindoya Verão representa um avanço significativo para a reciclagem no Brasil e reforça o compromisso da marca com um futuro mais sustentável. A compensação de 100% das embalagens não apenas fortalece a cadeia de reciclagem, beneficiando centenas de organizações de catadores e operadores em todo o país, mas também sensibilizando os consumidores sobre a importância da economia circular. O selo eureciclo é um símbolo de transparência e rastreabilidade, garantindo que para cada embalagem vendida, um volume equivalente de resíduos seja efetivamente reciclado. Além disso, ele contribui diretamente para a valorização dos profissionais da reciclagem e para o desenvolvimento do setor. Estamos muito felizes em seguir ao lado da Lindoya Verão nessa jornada de transformação e impacto positivo.”

Leia Mais

Outras Notícias