Em 2024, o Instituto Crescer — laboratório de criação e implementação de projetos sociais — impactou 341 mil pessoas em 3.248 municípios, entre educadores, estudantes e membros de comunidades tradicionais, periféricas e rurais. No último ano, o Instituto Crescer esteve presente em 9.300 escolas em todas as regiões do Brasil, alcançando as 27 unidades federativas, por meio de projetos criados ou implantados.
Desde a sua fundação, a organização já beneficiou 2,21 milhões de pessoas e os relatórios anuais são documentos de prestação de contas para os parceiros e para a sociedade. Eles carregam o objetivo, ainda, de traçar uma rota para continuar colocando em prática um dos principais propósitos da entidade: contribuir para que o Brasil se torne referência global em educação de qualidade.
Para promover a transformação positiva da vida de seus beneficiados, o Instituto Crescer atua em três modalidades: programas próprios, projetos com leis de incentivo e projetos em parceria técnica. A organização opera sob a perspectiva da integração entre iniciativa privada e poder público para o avanço de políticas e iniciativas sociais. Entre os parceiros, estão empresas que compartilham do compromisso firmado pelo Instituto Crescer com a educação brasileira de qualidade e a promoção da inclusão social.
Atualmente, segundo dados do Panorama ESG 2024, desenvolvido pela Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, 71% das empresas brasileiras já estão adotando estratégias de ESG. Conforme explica Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, ao passo que as práticas de ESG avançam na agenda corporativa, surgem cada vez mais oportunidades de potencializar o impacto gerado na sociedade.
“Por trás desses números, estão as histórias que humanizam e dão sentido aos resultados de nossa atuação. A partir delas, materializamos o nosso propósito de promover uma educação mais inclusiva, inovadora e conectada com o presente e com o futuro, reforçando o poder do cuidado local. Seguimos com a convicção de que a construção coletiva é o melhor caminho para preparar pessoas para sonharem e transformarem positivamente suas vidas e seu entorno”, diz.
Uma das histórias a que Luciana se refere se passa em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, na Escola CIEP 483 Ada Bogato: a transformação da instituição é um exemplo de como um ambiente saudável e consciente pode impactar a autoestima de estudantes, professores e comunidade.
Em duas oportunidades, a escola foi contemplada com o prêmio oferecido por um dos projetos os quais o Instituto Crescer atua como parceiro técnico, que incentiva a adoção de hábitos saudáveis entre estudantes do Ensino Fundamental em escolas públicas. Além de receber um valor em dinheiro para fazer benfeitorias, com direito a acompanhamento das obras e aquisição de produtos, o prêmio dá direito a mentorias pedagógicas.
Impacto do projeto
Participar do projeto impulsionou uma série de mudanças no espaço físico e na missão pedagógica da Escola CIEP 483 Ada Bogato. Tudo começou com a instalação de um parque de madeira, uma cozinha experimental e um bebedouro para os estudantes. Depois, em 2024, chegou a horta escolar, medicinal e comunitária, mantida e zelada pela comunidade escolar, onde alimentos frescos são plantados, colhidos e servidos na merenda.
Além disso, também foram implantados um espaço de reflorestamento com uma trilha do bem-estar e uma cabana para estudos. Além de proporcionar um incentivo à uma vida mais saudável, essas instalações ensinam sobre consumo consciente, educação ambiental e convivência social.
“Quando chegamos, esses espaços eram só mato. Agora, são pontos de encontro e aprendizagem para os estudantes, seus familiares e toda a comunidade”, reforça Angela da Costa Soares, gestora da escola.
Espaços de leitura e biblioteca comunitária
Outra narrativa que dá alma aos números dos relatórios do Instituto Crescer vem de Alambari, cidade de seis mil habitantes localizada na região metropolitana de Sorocaba (SP). A equipe da Escola Tiago de Jesus Martins desenvolveu um projeto que, por meio de práticas de aprendizagem significativa, envolveu os estudantes na criação de uma coletânea de contos.
O projeto, que resgatou o hábito da leitura, da escrita e o protagonismo das crianças, foi um dos dez vencedores de outro prêmio, este criado com o objetivo de identificar projetos transformadores. A premiação é só uma parte de um programa que tem o Instituto Crescer como parceiro técnico e que busca melhorar a qualidade do ensino por meio de métodos pedagógicos inovadores, a fim de estabelecer processos colaborativos entre estudantes e comunidade escolar.
Luciana Rissi, coautora do projeto da escola, falou sobre os impactos da premiação. “O valor em dinheiro nos permitiu realizar uma série de benfeitorias, incluindo a criação de espaços de leitura nas salas de aula e uma biblioteca comunitária na praça em frente à escola, para que toda a população possa ter acesso aos livros”, diz.