A EDP assinou nesta sexta-feira, 21, um acordo para vender sua participação nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão para Engie Brasil Energia S.A. A operação, que faz parte da estratégia de rotação de ativos da empresa no Brasil, foi realizada pelo valor total de R$ 2,9 bilhões (entreprise value), dos quais a parcela de participação da EDP (50%) corresponde a R$ 1,143 bilhão (equity value).
Localizada no Rio Jari, entre os municípios de Laranjal do Jari (Amapá) e Almeirim (Pará), Jari conta com 393 MW de capacidade instalada, enquanto Cachoeira está localizada no Rio Araguari e possui capacidade instalada de 219 MW. Ambas construídas pela EDP, Jari entrou em operação 3 meses antes da data estipulada pelo regulador em 2014 e sua concessão tem vencimento em 2045, enquanto Cachoeira, em operação desde 2016, possui outorga até agosto de 2048.
“Estamos felizes em concretizar a venda das usinas hidrelétricas de Jari e Cachoeira. Como sabem, já havíamos anunciado a disponibilidade da EDP em negociar estes dois ativos que auxiliaram o sistema elétrico brasileiro a ser cada vez mais renovável, seguro e sólido. Este acordo, além de mais uma entrega do nosso time, vem de encontro com a estratégia da companhia de equilibrar sua exposição à geração hídrica no Brasil e adicionar valor ao nosso acionista”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP na América do Sul.
Para que o acordo possa ser finalizado faz-se necessário ainda o cumprimento das condições precedentes, dentre as quais encontram-se as autorizações regulatórias e demais disposições usuais para operações desta natureza.