O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome assinou um acordo de cooperação técnica com a Visa, líder mundial em tecnologia de pagamentos, para viabilizar ações de capacitação profissional, educação financeira e apoio ao empreendedorismo para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social, que atualmente conta com mais de 40 milhões de famílias cadastradas, totalizando quase 94 milhões de brasileiros.
Entre as ações previstas no acordo está a capacitação de 200 mil inscritos no CadÚnico, com conteúdo voltado a educação financeira para empreendedores. Além disso, haverá um programa de treinamento e capacitação para 130 mulheres empreendedoras, realizado em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que irá conceder capital semente no valor de R$ 1.200,00 para 20 selecionadas ao final do projeto. A parceria também prevê o acesso ao portal “Finanças Práticas”, que oferece conteúdos voltados à educação financeira para empreendedores, e a distribuição de 4.500 gibis educativos com histórias sobre o tema.
O acordo tem como objetivo apoiar a formação de mão de obra qualificada e ampliar as oportunidades de geração e manutenção de renda, por meio de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e educação financeira, como o projeto Mulheres do CadÚnico, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora.
“Nós queremos dar oportunidade a quem precisa, a quem quer trabalhar, crescer. O povo do Bolsa Família, do Cadastro Único quer trabalhar. Sabe o que o povo quer? Um emprego decente, com o qual tenha condição de crescer. Estamos trabalhando desde o primeiro dia do governo Lula para tirar as pessoas da fome, mas precisamos tirar também da pobreza e, para tirar da pobreza, precisamos gerar empregos e promover o empreendedorismo”, afirmou o ministro Wellington Dias.
Segundo Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da RME e do Instituto RME, iniciativas como essa têm um impacto duradouro na vida das mulheres e de suas comunidades. “Capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social é essencial para reduzir desigualdades e promover geração de renda e autonomia financeira. As mulheres reinvestem sua renda na comunidade, na educação dos filhos e no fortalecimento de outros pequenos negócios. Essa iniciativa é uma forma de impulsionar o crescimento de negócios liderados por mulheres, gerando um impacto que se expande e transforma seu entorno no futuro.”
Outra iniciativa é o desenvolvimento de uma plataforma online de educação financeira voltada a empreendedores, bem como apresentações do espetáculo teatral “Quem Prospera Sempre Alcança”, que usa circo-teatro e comédia de costumes para retratar a busca dos brasileiros por trabalho autônomo, ensinando de forma lúdica conceitos de educação financeira, planejamento e organização para a realização de sonhos.
“A parceria com o Ministério se alinha ao compromisso da Visa de gerar impactos positivos na sociedade, usando a educação financeira como ferramenta para inclusão social e econômica. O empreendedorismo, especialmente com a participação das micro empresas, desempenha um papel fundamental na economia brasileira, impulsionando a geração de renda e promovendo o desenvolvimento sustentável. O setor privado tem um papel essencial nesse ecossistema, apoiando a digitalização e contribuindo para a construção de um futuro mais próspero para a população brasileira”, afirma Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil. A Visa lançou recentemente uma nova área chamada de Visa Government Solutions (VGS), que busca apoiar órgãos públicos municipais, estaduais e federais a aumentar os níveis de eficiência, transparência, acesso e alcance por meio de soluções seguras e inovadoras de pagamento digital.