terça-feira, abril 22, 2025

FEAUSP lança centro de pesquisa e inovação

Compartilhar

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP) sediará, pela primeira vez, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), com o lançamento oficial do CEPID BRIDGE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis, no dia 31 de março. O evento ocorrerá na Sala da Congregação da FEAUSP, das 9h às 12h, e contará com a presença de autoridades acadêmicas, representantes do setor público, empresários, pesquisadores e membros da comunidade científica nacional e internacional.
 

O CEPID BRIDGE é liderado pelo professor José Afonso Mazzon, da FEAUSP, e foi um dos projetos selecionados pela Fapesp, em maio de 2024, dentro do programa que visa criar 18 novos centros de pesquisa de ponta no Estado de São Paulo até 2026. Este é o primeiro CEPID da FEAUSP desde o início do programa, em 1988, consolidando a instituição como um polo de excelência em pesquisa aplicada.
 

O projeto BRIDGE, cujo nome completo é Building Radical Innovation and Disruption for Global Ecosystems, foca em três grandes desafios globais: urgência climática, desigualdade e reindustrialização. O BRIDGE integra uma rede de colaboração que inclui instituições como USP São Carlos, Unicamp, FEI, FGV, além de parcerias internacionais com as universidades de Oxford, Cambridge, Sussex e Texas, dentre outras.
 

O BRIDGE surgiu em 2019, como um grupo de pesquisa vinculado ao Inova USP, fundado pelos professores da FEAUSP Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes e Felipe Mendes Borini. A iniciativa tinha por objetivo a criação de um consórcio focado no desenvolvimento de uma nova geração de metodologias e ferramentas para a gestão da inovação e empreendedorismo no contexto de ecossistemas.
 

O CEPID BRIDGE visa desenvolver metodologias inovadoras para a gestão de ecossistemas de inovação, promovendo a criação de soluções práticas para desafios sociais e ambientais. O centro oferecerá manuais, softwares, plataformas de aprendizado, além de programas de aceleração de startups e transferência de conhecimento. Estão previstas 40 bolsas de doutorado e pós-doutorado, além de iniciativas para apoiar políticas públicas e fomentar a inovação empresarial.
 

“O CEPID BRIDGE não é apenas um centro de pesquisa, mas um catalisador de transformação. Ele conecta academia, governo e setor privado em prol de soluções sustentáveis e inovadoras”, afirma o diretor do CEPID BRIDGE, professor José Afonso Mazzon. Os CEPIDs foram concebidos para estabelecer uma estratégia visando acelerar a convergência de esforços de pesquisa e sua apropriação pela sociedade.
 

O modelo do CEPID possui dois pilares para acelerar essa convergência, que são a inovação e a difusão. Estas permitem a transferência de conhecimento e tecnologia para os setores produtivo, público e terceiro setor, assim como para a formulação de políticas públicas pelo governo e por setores não-governamentais. Os centros devem desenvolver parcerias com empresas e organizações responsáveis pela implementação de políticas públicas. O CEPID também propicia estímulo à formação de startups, cujos produtos ou serviços incorporem resultados de pesquisa desenvolvidos.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: bridgeecosystem.com

Leia Mais

Outras Notícias