quarta-feira, abril 2, 2025

Entrevias passa a utilizar 100% de energia renovável em suas instalações

Compartilhar

A Entrevias Concessionária de Rodovias passou a utilizar 100% de energia renovável em suas instalações. A migração do consumo para fontes limpas, como energia solar e eólica, foi viabilizada após a concessionária firmar contrato com empresas geradoras de energia renovável.

Com isso, toda a energia consumida pela Entrevias em prédios administrativos, praças de pedágio, bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), na iluminação das rodovias e nos painéis eletrônicos de mensagens variáveis (PMV), entre outros equipamentos, é proveniente de fontes sustentáveis, reforçando o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente e a redução de impactos climáticos.

Do total da energia utilizada atualmente pela concessionária nas edificações e equipamentos elétricos, cerca de 34% é produzida por suas próprias usinas solares. O restante é complementado pelas empresas geradoras. A Entrevias conta com 12 usinas fotovoltaicas instaladas em sua área operacional, distribuídas em oito praças de pedágio e quatro Postos Gerais de Fiscalização (PGF), ao longo do trecho concedido.

Juntas, essas usinas têm capacidade de produção de cerca de 2,2 megawatts/ano. Energia suficiente para manter em funcionamento cerca de 1.400 equipamentos essenciais, como câmeras de monitoramento, postes de rede wi-fi (disponíveis para usuários em caso de emergência), radares e sistemas SAT, utilizados para análise de tráfego.

Com a implantação das usinas solares próprias, a Entrevias deixa de liberar, anualmente, o equivalente a 166 toneladas de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. Isso porque as usinas solares não emitem CO₂ ou outros gases poluentes durante a geração de energia. Elas convertem a luz do sol em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos, em um processo totalmente limpo.

Em um futuro bem próximo, a empresa planeja ampliar sua capacidade de geração de energia solar. Especialmente diante do planejamento da empresa de migração gradual de parte de sua frota de veículos a combustão para elétricos. A meta da concessionária é alcançar a autossuficiência energética até 2030.

Além da energia limpa

O compromisso da Entrevias com a sustentabilidade, no entanto, não se limita à adoção de energia renovável. De acordo com Osnir Giacon, gerente de SGI, Riscos e ESG da empresa, a ambição ambiental da concessionária está alicerçada em cinco pilares estratégicos: reduzir 66% das emissões diretas de gases de efeito estufa até 2030 e zerá-las até 2050; diminuir 20% das emissões indiretas até 2030; cortar pela metade o consumo de água até o mesmo ano; eliminar totalmente o envio de resíduos para aterros sanitários até 2030; e dobrar o reuso de resíduos em processos operacionais e de manutenção, reduzindo o desperdício e beneficiando o meio ambiente.

Esses compromissos foram fundamentais para a adesão da Entrevias à iniciativa Pledge to Net Zero, que reúne empresas globais em ações conjuntas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e alcançar a neutralidade climática. “Temos um longo caminho pela frente, mas que, alinhado com as premissas ESG, nos permitiu planejar e definir projetos estratégicos em cada pilar de nossa ambição ambiental. Colocar em prática essas iniciativas, viabilizando sua execução dentro dos prazos e orçamentos definidos, será nosso desafio para os próximos anos”, afirmou Giacon.

Com essa transição, a Entrevias reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, conciliando crescimento operacional com a responsabilidade ambiental, contribuindo para um futuro mais verde e consciente.

Leia Mais

Outras Notícias