quinta-feira, abril 3, 2025

Empresas de tecnologia climática adotam o NVIDIA Earth-2 para previsões meteorológicas de alta resolução, precisas e preparadas para desastres

Compartilhar

A NVIDIA anuncia o NVIDIA Omniverse Blueprint para análises meteorológicas do Earth-2 para acelerar o desenvolvimento de soluções de previsão meteorológica mais precisas. 

Os eventos climáticos tiveram um impacto de US$ 2 trilhões na economia global na última década. O novo Omniverse Blueprint fornece aos usuários as tecnologias mais recentes para ajudar organizações globais a melhorar a gestão de riscos e a preparação para desastres.

O NVIDIA Omniverse Blueprint para análises meteorológicas do Earth-2 oferece fluxos de trabalho de referência, incluindo bibliotecas de aceleração de GPU da NVIDIA, uma estrutura de física e IA, ferramentas de desenvolvimento e microsserviços, para ajudar as empresas a passar da prototipagem à produção com modelos de previsão meteorológica.

Os microsserviços NVIDIA NIM™ fáceis de implantar para o Earth-2 também fazem parte do projeto, assim como o CorrDiff para reduzir a escala e o FourCastNet para prever a dinâmica atmosférica global de várias variáveis meteorológicas e climáticas. Esses sistemas já estão sendo usados por empresas de tecnologia meteorológica, pesquisadores e agências governamentais para obter insights e mitigar os riscos de eventos climáticos extremos.

“Estamos vendo mais eventos climáticos extremos e desastres naturais do que nunca, que ameaçam vidas e propriedades”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “O NVIDIA Omiverse Blueprint para Earth-2 ajudará as indústrias de todo o mundo a se prepararem para — e mitigarem — as mudanças climáticas e os desastres relacionados ao clima”.

Suporte ao ecossistema

Empresas de tecnologia climática líderes do setor, como a empresa de IA G42, a JBA Risk Management, a Spire e outras, estão usando o Blueprint para desenvolver soluções exclusivas aumentadas por IA. 

Quando combinada com dados empresariais proprietários do setor de tecnologia climática, que movimenta US$ 20 bilhões, a plataforma NVIDIA Earth-2 ajuda os desenvolvedores a criar soluções que fornecem alertas e previsões atualizadas em segundos, em vez de minutos ou horas, como acontece com a modelagem tradicional orientada por CPU. 

A G42 está integrando vários componentes do Omniverse Blueprint aos seus próprios modelos de previsão orientados por IA para o Earth-2 a fim de fornecer ao Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos tecnologias de IA para previsões meteorológicas avançadas e gestão de desastres. 

“A G42 está avançando na previsão impulsionada por IA para ajudar governos e empresas a fortalecerem a resiliência contra o clima extremo em um mundo que muda rapidamente”, disse Andrew Jackson, CEO da Inception, uma empresa da G42. “Usando modelagem climática e meteorológica de alta resolução, estamos transformando a forma como as organizações antecipam e respondem a condições climáticas severas com precisão e rapidez. Com base no modelo CorrDiff da NVIDIA, desenvolvemos um sistema personalizado impulsionado por IA que reduz dados climáticos grosseiros em previsões hiperlocais, permitindo previsões mais rápidas em uma escala sem precedentes. Combinada com o Earth-2 Blueprint, essa tecnologia fornece aos tomadores de decisão inteligência acionável para proteger comunidades, preservar infraestruturas e planejar um futuro mais resiliente.”

A Spire Global usou componentes de IA do projeto como referência para desenvolver novos produtos de IA que integram seus dados de satélite proprietários e oferecem previsões de médio alcance e subsazonais de até 45 dias. Equipados com GPUs da NVIDIA e com o Omniverse Blueprint para Earth-2, os modelos da Spire são executados 1.000 vezes mais rápido do que os modelos tradicionais baseados em física, permitindo grandes previsões de conjunto que capturam toda a gama de possíveis resultados climáticos.

Além da Administração Central de Meteorologia de Taiwan e da The Weather Company, outras empresas que adotam ou estão explorando o Earth-2 incluem a empresa de mapeamento 3D Ecopia, a empresa de análise espacial ESRI, a empresa de energia renovável GCL Power, a empresa de gestão de riscos de inundações JBA Risk Management, a empresa aeroespacial OroraTech, e a Tomorrow.io, uma plataforma líder em resiliência impulsionada por dados espaciais proprietários e inteligência meteorológica.

“Com a tecnologia do NVIDIA Omniverse Blueprint estamos contribuindo para o desenvolvimento de diversas soluções que impactam as previsões climáticas. É evidente a preocupação com o futuro do nosso planeta, por isso impulsionamos cada vez mais essas soluções, unindo inteligência artificial e computação acelerada”, pontua Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

IA generativa inovadora para tecnologia climática

A plataforma Earth-2 oferece ferramentas, microsserviços e uma variedade de modelos meteorológicos de IA de última geração para visualizar e simular o globo. 

CorrDiff, parte do Omniverse Blueprint, está disponível como um microsserviço da NVIDIA NIM. Em comparação com os CPUs, ele pode ser 500 vezes mais rápido e 10.000 vezes mais eficiente em termos de energia ao fornecer previsões numéricas de clima de alta resolução.

O Omniverse Blueprint para Earth-2 permite que fornecedores de software independentes desenvolvam e implantem soluções aumentadas de IA e aproveitem dados de observação para tornar suas soluções mais rápidas e precisas.

A Esri, líder de mercado em software geoespacial, está fazendo parceria com a NVIDIA para conectar sua plataforma ArcGIS ao Earth-2 por meio do projeto. A Orora Tech está explorando a conexão de sua plataforma de dados ao Omniverse Blueprint para Earth-2. 

A Tomorrow.io adicionou seus dados de satélite proprietários quase em tempo quase real, contribuindo para a missão da NVIDIA de criar um digital twin da Terra para treinamento, inferência e reforço de modelos de IA de próxima geração.

Um componente-chave do novo projeto é a NVIDIA Omniverse™, uma plataforma para desenvolver fluxos de trabalho e aplicativos 3D baseados OpenUSD. O Omniverse Blueprint para Earth-2 demonstra como os desenvolvedores podem usar kits de desenvolvimento de software e microserviços do Omniverse para construir pipelines de visualização alimentados por NVIDIA RTX™ para renderizar dados geoespaciais e climáticos.

Computação alimentada pela NVIDIA DGX Cloud

O Omniverse Blueprint para Earth-2 aproveita a plataforma NVIDIA DGX™ Cloud para demonstrar aceleração completa para previsões meteorológicas aumentadas por IA. Executado nos supercomputadores NVIDIA DGX GB200, HGX™ B200 e OVX™, o projeto fornece um caminho para simular e visualizar as simulações climáticas globais com velocidade e escala excepcionais.

Leia Mais

Outras Notícias